terça-feira, 13 de novembro de 2018

Bruna Entrevista: 7x62 - Fernanda Schmolz


Olá, olá... Tudo bom, minha gente? Então que o ano está chegando ao fim e com ele, também está terminando mais uma temporada de entrevistas no blog, mas... Ano que vem estaremos de volta! E neste dia de Natal, não poderia ter outro momento melhor que este para presentear vocês com uma baita entrevista bacana, eu convidei a querida Fernanda Schmolz do canal "Sugar Rush" do YouTube para conversar com a gente um pouco sobre suas histórias e projetos profissionais. Deu para ficar curiosos, não é mesmo? Então, vem comigo...

Bruna Jones: Você é uma das maiores e melhores, se me permite dizer, criadoras de conteúdo sobre o universo Disney no youtube. Mas, antes da gente começar a falar sobre isso, conte para a gente como foi que começou essa sua história e paixão pelo mundo mágico da Disney, por favor?
Fernanda Schmolz: Primeiro de tudo, muito obrigada pelo melhores! Isso me deixa feliz demais, porque desde que comecei o canal eu procuro ser e trazer o melhor que eu puder pra vocês nos vídeos. Sobre a Disney: Meus pais que me apresentaram o mundo mágico através das famosas fitas VHS dos anos 90. Desde pequena eu amava as quartas-feiras, porque era o dia que meu pai ia no mercado. Em quartas especiais, ele me trazia de surpresa figurinhas de algum álbum que eu estivesse colecionando, ou alguma besteirinha. Mas, se fosse uma quarta MUITO especial, ele me trazia alguma fita nova. A maioria dos desenhos da renascença eu conheci direto em vídeo, especialmente os do início dos anos 90, como Rei Leão e A Bela e a Fera. Só me lembro de ir ao cinema já mais pra época de Hércules e Mulan. Peguei também o início da Pixar em vídeo, eu assistia sempre ao primeiro Toy Story e Vida de Inseto. Era parte da minha rotina todo dia de manhã assistir alguma das minhas fitas antes de ir pro colégio, então realmente dá pra dizer que a Disney sempre fez parte da minha vida. Sdds. 

Bruna Jones: Em um de seus vídeos você chegou a comentar sobre a importância das personagens Meg (Hércules) e Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame) na sua vida e como de certa forma elas te ajudaram a visualizar quem você gostaria de ser. Além das personagens, como que a Disney influenciou na sua vida pessoal ao longo desses anos?
Fernanda Schmolz: Acho que a Disney sempre fez parte de mim. Eu não consigo me lembrar de não ter os filmes na minha vida, o rato já estava comigo nas minhas memórias mais antigas. Lembro de assistir aos clássicos com a minha mãe em casa, víamos muito Branca de Neve e Cinderella juntas, inclusive eu tive festas de aniversário com tema dessas duas princesas com 4 e 5 anos. Lembro que descobri os parques nas fitas VHS, e de quão doido foi quando meus pais levaram a mim e a minha irmã pra Disney quando eu tinha 6 anos. Até a minha memória mais antiga num cinema, que é minha atividade favorita, foi vendo Hércules, que até hoje é a animação que tenho mais carinho da Disney. Eu realmente não sei como seria não ter a Disney comigo, eles fizeram parte do meu crescimento. É muito louco que hoje aos 28 anos eu esteja ganhando a vida com um canal focado em falar especialmente dos filmes deles, sinto que é um círculo se fechando.


Bruna Jones: A Disney é uma das maiores empresas do mundo e está constantemente crescendo e evoluindo, para você, como é ter esse prazer de ver toda essa evolução, conferir os nossos personagens favoritos se tornando reais nos live-actions, as novas parcerias e tudo o que vem acontecendo?
Fernanda Schmolz: Por um lado eu amo todas as novidades, sou fã especialmente do MCU e da trilogia nova de Star Wars, mas por outro acho que esses grandes blockbusters estão contribuindo pra essa nova era de franquias que acabam tirando espaço de projetos experimentais. Isso rola tanto por parte da Disney como empresa quanto por nós público, que em grande maioria não pagamos pra ver as novidades. Basta ver que agora em 2018, os 3 filmes mais diferentinhos que eles tentaram fazer (“Uma Dobra no Tempo”, “Christopher Robin” e “Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”) não fizeram mais que 200 milhões de dólares. Isso pode parecer bastante, mas pra um ano em que a Disney fez bilhão 3 vezes (“Incríveis 2”, “Pantera Negra” e “Guerra Infinita”), é praticamente o troco do pão. Não compensa pra eles, por isso entendo o apelo desses filmes com nome de peso. Eu confesso que estou cansada de tantas sequências e live actions. Tudo bem que alguns se propõem a fazer coisas novas pelos filmes, mas a maioria dos novos, especialmente esses remakes dos filmes dos anos 90, são legais na hora que saem mas depois já praticamente viram descartáveis, porque não superam as animações e eu sempre acabo optando por elas quando quero revisitar. Acho que “A Bela e a Fera” já está envelhecendo mal, por exemplo. O material novo dele tem uma pegada filler que não sustentou o meu interesse no filme a longo prazo. Tenho medo de onde isso vai parar… vamos ficar pra sempre anestesiados com a nostalgia e dando bilhão fácil com esses remakes enquanto ignoramos as coisas novas? Ando pensando bastante nisso. Nem é só a Disney, mas hollywood inteira está vivendo de franquias e o problema é que o grande público acostumou e pede mais. Isso virou o costume, não a exceção. Ok que é legal termos filmes assim, mas cada vez mais os filmes menores estão sumindo por causa disso, então acho preocupante mesmo com “Pantera Negra” e “Os Incríveis 2” sendo dois dos meus filmes favoritos do ano.

Bruna Jones: Agora uma pergunta que deve ser um pouco difícil de responder, mas vamos lá... Qual é o seu clássico favorito da Disney? E sobre essa onda de live-actions, qual você está mais ansiosa para conferir nas telas?
Fernanda Schmolz: Dos clássicos mesmo, da Era de Ouro, com certeza o primeirão de todos! “Branca de Neve” ainda é uma das coisas mais maravilhosas que eu já vi, acho quase um milagre o Walt ter feito algo tão lindo nos anos 30. Tenho um carinho ainda mais especial porque é a princesa favorita da minha mãe, então tenho memórias de assistirmos juntas quando eu era pequena. No caso dos live actions eu gosto dos que prometem novidades, então tô bem empolgada pro filme solo da Cruella com a Emma Stone, e a versão épica de A Espada Era a Lei, que tá anunciada pro serviço de streaming que a Disney vai lançar ano que vem. (Mas também confesso que tô flertando loucamente com “A Pequena Sereia”, principalmente porque vão ter músicas novas do Alan Menken com o Lin-Manuel Miranda, e com a possibilidade da Zendaya ser a Ariel.)

Bruna Jones: Falando sobre o seu canal do youtube, o “Sugar Rush!”, como surgiu a ideia de criar o canal? O que você tinha em mente sobre metas e planejamento no inicio?
Fernanda Schmolz: Eu sempre tive veia mais artística. Desde pequena eu gostava de escrever, e quando fiz 19 anos larguei a faculdade que eu tinha acabado de começar pra estudar pra ser atriz, era um sonho que eu tinha desde pequena e resolvi arriscar. Fiz 3 anos de teatro e teatro musical até perceber que por mais que eu gostasse, esse caminho não era pra mim. Voltei pra faculdade, mas a ideia de continuar me expressando nunca saiu da minha cabeça. Eu lembro que quando os primeiros youtubers começaram a aparecer lá em 2009, 2010, eu cheguei a cogitar criar um canal, mas eu era muito tímida e achava que não tinha noção de nada pra fazer vídeos, nem equipamentos pra isso. Na época eu não tinha câmera, meu celular era velho e ruim, então acabei deixando pra lá. Em 2014 tive a chance de investir numa câmera e computador básicos e resolvi que era hora de finalmente começar, então em 2015 criei o canal. O “Sugar Rush!” pra mim sempre foi meu momento terapia, então ver esse trabalho florescer depois de 3 anos tem me dado muito orgulho e felicidade. Metas mesmo eu nunca tive muitas, só sempre quis os famigerados 100 mil inscritos, que acho que é a meta principal de todo mundo que começa no youtube. É muito louco estar me aproximando dela finalmente, me dá um frio na barriga muito bom e também um certo medo de que tipo de sonhos vou começar a ter quando atingir isso. Só sei que quero ir pra onde quer que seja com calma, e sempre respeitando meu tempo e a minha audiência.


Bruna Jones: Todo inicio de projeto é meio complicado, ainda mais quando se trata das plataformas sociais, onde surgem novos concorrentes a todo instante. Como foi para você esse inicio até conseguir estabelecer um publico fiel?
Fernanda Schmolz: Nossa, minha jornada no youtube dava um livro. Eu errei TANTO no começo, principalmente porque eu fui pedante e achei que era só gravar, fazer a capa e jogar na internet. No final do ano passado, depois de quase dois anos e meio de canal, eu tava super desiludida e sentindo que não crescia de jeito nenhum. Foi aí que resolvi parar um pouco, estudar sobre o youtube, e entender como eu precisava me posicionar pra atrair um público mais fiel. Fiquei quase dois meses sem postar nada, só estudando e reformulando o canal, até que em março desse ano eu bati o martelo no tema das animações. Eu sempre soube que era Disney a minha praia, comecei fazendo vlogs das minhas viagens pelos parques e já fazia críticas e comentava todos os filmes novos que saíam. Quando resolvi focar no tema as coisas começaram a dar mais certo, mas sempre dei muito valor a todo mundo que me acompanha. Tem gente comigo desde o início, gente que chegou pelos vídeos de parques e ficou. Até hoje recebo mensagens falando isso e comemorando meu sucesso junto comigo. Pra mim isso não tem preço.

Bruna Jones: Como eu disse, você é uma das pessoas que mais gera conteúdo interessante sobre a Disney, trazendo noticias, curiosidades e muito mais... Como você seleciona o que vai pro ar e o que deixar de fora e como é a sua dedicação para o canal e contato com esse publico que te acompanha?
Fernanda Schmolz: Obrigada! Eu tento fazer o tipo de vídeo que eu gostaria de assistir, e como uma boa fã da Disney, eu AMO saber das novidades dos filmes logo que elas saem. Eu já vivia nos sites oficiais, redes e blogs especializados estrangeiros antes mesmo de ter o canal, então quando resolvi falar mais das animações por lá eu já sabia que era isso que eu queria fazer. Esse é um conteúdo que eu sentia falta nos canais brasileiros com foco em Disney, então foi perfeito pra mim. Quando tô pesquisando pra um vídeo, eu fico de olho no que é mais relevante sobre o tema e junto informações suficientes até poder lançar. Por exemplo, desde que anunciaram o live action da Pequena Sereia (em 2016) o pessoal me inunda de mensagens pedindo vídeo sobre, mas só fui fazer de fato na metade desse ano, porque foi quando senti que tinha material suficiente. Quanto aos vídeos mais “pauta fria”, eu vou fazendo aos poucos de acordo com o que estou a fim de falar, e vou encaixando eles entre as coisas mais urgentes. Eu AMO ver o que as pessoas estão achando, vivo lendo e respondendo os comentários sempre que posso, incluindo as mensagens que recebo nas outras redes. Eu levo sim em conta o que as pessoas pedem, mas só atendo os pedidos quando sinto que sei o suficiente pra comentar sobre o assunto. =)

Bruna Jones: Entre todos os vídeos e conteúdo que você já produziu, qual é o seu mais inesquecível e por qual motivo?
Fernanda Schmolz: Dentre os meus queridinhos, meu favorito com certeza é o vídeo comentando os rumores da Disney estar considerando fazer da Elsa a primeira protagonista lésbica da Disney, porque foi a primeira vez que pude me expressar quanto a esse assunto e apoiar a causa LGBTQ publicamente no canal. A repercussão foi muito legal, recebi inúmeras mensagens lindas de pessoas se sentindo representadas ou tocadas pelas minhas palavras. Foi a primeira vez que senti que fiz algo de importante no canal. Acho imprescindível falarmos mais sobre isso, especialmente nesse momento complicado que estamos vivendo, onde a intolerância tá ganhando voz de novo no país. Faz muito tempo que eu luto por essa causa na minha vida pessoal, então fiquei feliz de ter tido a chance de usar a voz que eu tenho, por menor que seja, pra me posicionar contra o ódio e o preconceito, e abrir um espaço pra conversar com as pessoas. Tem uma quantidade absurda de gente desinformada que repete coisas tóxicas que ouviu por aí sem nem questionar. Se ao menos UMA dessas pessoas considerou o que eu disse e resolveu pensar a respeito, considero meu trabalho feito.


Bruna Jones: Sobre o mercado da Disney, gostaria de ter uma opinião sua: Nos últimos anos os lançamentos em bluray e dvd dos grandes clássicos diminuíram ou praticamente foram cancelados aqui no Brasil, inclusive nem todos os filmes chegaram a ser lançados tanto em dvd quanto no bluray, você acha que esse mercado já foi esgotado por aqui ou que os colecionadores ainda podem ter um pouco de esperança para o futuro?
Fernanda Schmolz: Eu acho que as pessoas estão mesmo comprando menos filmes. Primeiro porque estamos numa super crise, e eles podem ser considerados “supérfluos”. Segundo porque com os serviços de streaming cada vez mais fortes e a pirataria super facilitada e sem punição aqui no Brasil, imagino que a maioria não se dá ao trabalho de comprar mais, só quem é muito fã mesmo e tá com disponibilidade financeira. Também temos que levar em conta que uma das estratégias de marketing da Disney é lançar os filmes e depois dessa leva inicial colocar eles “no cofre” e só relançar um tempão depois nas edições especiais, isso com certeza também tem a ver. Acho que melhorando o poder de compra das pessoas a gente pode vir a reverter esse quadro, mas infelizmente não ando muito esperançosa de que isso vá acontecer em um momento próximo.

Bruna Jones: Agora que o ano está chegando ao fim, quais são seus próximos planos e projetos para 2019? Tem algo que você poderia compartilhar com a gente?
Fernanda Schmolz: Por enquanto relacionado ao canal quero continuar investindo em conteúdo mais caprichado e melhorias nos equipamentos, já que mesmo tirando pouco, consigo bancar a maioria das minhas coisas com a receita do canal. Em algum momento eu adoraria fechar um grupo de viagem pra Orlando só com inscritos, pra curtirmos os parques juntos. Não sei se pra 2019 já, mas é uma coisa que eu gostaria demais de fazer em algum momento próximo. Também tô criando quadros novos, o primeiro deve sair ainda antes de virar o ano, e quero trazer mais convidados e fazer mais colaborações no canal.

E ai? Ficou muito bacana, né? Eu estou super contente e ela ainda deixou um recadinho para vocês, olha: "É importante a gente sempre se questionar sobre tudo. Nunca aceite uma informação como verdade absoluta sem ouvir outros lados, ler sobre de fontes confiáveis, estudar e pensar por conta própria. Na era da glorificação da ignorância e do preconceito, temos que nos esforçar pra sair da zona de conforto e não só receber informações e aceitá-las passivamente. No canal eu tento ser crítica e expor as minhas opiniões com cuidado, mas é sempre bom lembrar que eu não sou dona da verdade. Ninguém é. Não acho que a minha opinião valha mais que a de nenhum de vocês, saibam que o canal e as minhas redes estão sempre abertos e são um lugar seguro pra vocês exporem as suas opiniões, contanto que elas não firam os direitos de outras pessoas."


E se vocês quiserem continuar acompanhando o trabalho dela, ela também deixou as instruções certinhas! "Bom, quem quiser me procurar pra trocar uma ideia, é só ir no canal (AQUI) , ou vir conversar ao vivo comigo nas lives pelo instagram (AQUI), e se quiser acompanhar notícias ao vivo do mundo da Disney e das animações, tô sempre comentando tudo no twitter (AQUI). Vejo vocês lá! :P"

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário