terça-feira, 7 de abril de 2020

Bruna Entrevista: 9x26 - Rafael D'Avila


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? O nosso convidado de hoje é ator, modelo, personal trainer e muito mais, estou falando do queridíssimo Rafael D'Avila! Ele vem ao blog conversar com a gente sobre as experiências de sua carreira, seus trabalhos marcantes e até comenta se aceitaria participar de um reality show, será? Vem conferir tudo comigo, agora!

Bruna Jones: Você começou a sua carreira como ator ainda muito jovem, participando de espetáculos teatrais na escola e na igreja, não é mesmo? Como foi que você percebeu que poderia fazer dessas atividades uma carreira?
Rafael D'Avila: Olá gente sou Rafael D'Avila, e foi bem assim mesmo, fui criado com a religiosidade muito presente dos dois lados da família, minha mãe espírita kardecista, meu pai devoto de São Francisco, fiz catequese e crisma na católica e evangelização no Ramatis todos os sábados dos 8 aos 14 anos,  onde todas as datas importantes como Natal, Páscoa, dia das crianças fazíamos apresentações performances teatrais e as vezes até peças autorais que escrevíamos nos orfanatos e ONGs onde o centro espírita dava suporte, e na igreja católica entrei para o grupo de teatro onde encenávamos passagens bíblicas constantemente, a partir daí descobri o prazer de vivenciar outras histórias e segui em busca de me aprimorar, cursos livres na cal, tablado, nos do morro, cursos de tv e profissionalizante quando me dei conta estava já trilhando uma carreira sem planejamento mas seguindo instintos. A partir do momento que passei em testes de trabalhos profissionais me dei conta de que já era um profissional.

Bruna Jones: Você esteve no elenco de diversas novelas de sucesso, inclusive "Fina Estampa" está sendo reprisada neste momento, mas voltando ao inicio, todo começo de carreira é um pouco complicado, principalmente uma carreira artística. Quais foram as principais dificuldades que você encontrou no inicio da sua?
Rafael D'Avila: Tive oportunidades de fazer participações na televisão, o que dá um gás a mais pra batalhar nessa carreira onde as dificuldades são diversas e constantes, seja da cobrança da sociedade que só te enxerga como artista quando se está na tv até as dificuldades de estar em trabalhos dignamente remunerados. É comum a todos da classe trabalhar por amor ao projeto, a história, ao personagem, e se auto bancar para estar em um trabalho que acredite. Passei muitas vezes por isso e te garanto que todos eles me fizeram ser uma pessoa melhor, o teatro faz isso com o ser, então como muitas relações a relação com a arte é ambíguo, e na maior parte das vezes o retorno é subjetivo.


Bruna Jones: Um dos maiores sucessos que você esteve presente foi o longa "Tropa de Elite", como foi para você interpretar o Xuxa? Um personagem que existiu na vida real e que foi bem importante na trama do filme.
Rafael D'Avila: Esse foi meu maior trabalho até hoje, pela importância que o filme tem pro cinema nacional e a visibilidade, todo mundo assistiu o filme. O Xuxa veio no processo da Fátima Toledo que é bem pesado. Vai fundo na busca das emoções e vivências do personagens. Não tínhamos roteiro pra estudar, as cenas eram passadas na hora no ensaio foram 20 dias de ensaio processo onde passamos por várias fases desde relação com Capitão Nascimento até workshop de efeitos especiais com uns gringos incríveis, aprender a atirar em escola de tiro, foi sensacional, a estrutura que o filme tinha faz com que o personagem se construa com mais maestria e realidade. Foi sensacional!

Bruna Jones: Você diria que com o passar dos anos, você acabou se tornando um ator mais seguro, seja na hora de encarar um personagem no teatro, televisão ou cinema?
Rafael D'Avila: Agradeço por isso, pelo passar do tempo, pelas feridas, pelos perrengues e pelas vitórias. A maturidade faz a gente enxergar tudo com um olhar mais periférico. Com certeza o processo evolui nos detalhes. Só ter boas oportunidades.

Bruna Jones: Você já teve a oportunidade de interpretar diversos papéis diferentes ao longo da sua carreira, desde um personagem bíblico como o Xuxa do "Tropa de Elite", o que te inspira na hora de compor um personagem novo?
Rafael D'Avila: A vivência, o experimentar passar um dia não sendo eu, tentando sempre ter um fluxo de pensamento a partir daquela história, da vida desse personagem. A inspiração é a oportunidade de contar uma história e despertar seja reflexão, sensação ou apenas instrumento estético pros outros.


Bruna Jones: Existe algum tipo de personagem que você ainda não teve a oportunidade de fazer, mas que adoraria poder interpretar, seja ele pra qual tipo de mídia for?
Rafael D'Avila: Adoraria contar tantas histórias, não consigo citar só um... Só quero poder mergulhar de cabeça e despertar algo no público.

Bruna Jones: Paralelo à atuação, você também trabalha como modelo. Como é essa experiência?
Rafael D'Avila: O teatro me trouxe isso, quando fiz fotos para trabalhos acabei ficando mais a vontade que imaginava e por ter um corpo dentro de padrão surgiram convites e foi bacana, não tenho uma beleza padrão, sou exótico e ajudou a me aceitar e me ver como uma pessoa ' bonita'.

Bruna Jones: Além disso, você também atua como personal trainer, os esportes sempre estiveram presentes em sua vida? Como você decidiu optar por você disso uma carreira também?
Rafael D'Avila: A atividade física faz parte da minha vida desde sempre. Fiz de lutas a dança, e na vida adulta tive uma rebeldia muito rápida, aos 19 já comecei a fazer musculação e encarar como rotina já com 22 onde passei a levar a sério e virar um atleta amador. To cursando a faculdade de educação física por isso, por ter prazer em aprender sobre a atividade física como um todo, em especial para o treinamento de força, aeróbio, funcional, calestenia e o Crossfit.


Bruna Jones: Hoje em dia o que está na moda é os realities, seja na televisão aberta com o "BBB" e "A Fazenda" ou nos streamings como o "The Circle". Você participaria de um programa como esses?
Rafael D'Avila: Participaria sim, mas te confesso que tenho medo do julgamento e dos meus erros, impressionante como qualquer pequena coisa se transforma em algo enorme nesses realities, mas participaria sim.

Bruna Jones: Infelizmente o coronavírus está atrapalhando as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo deste o último mês, mas ainda assim, tem novidades suas vindo por ai? Algo que pode compartilhar com a gente?
Rafael D'Avila: Sigo na batalha em busca de oportunidades e estudando. Nenhum projeto que seja concreto pra pós pandemia. To na reclusão tentando buscar dentro de mim inspiração para idealizar um espetáculo que fale algo pertinente pra sociedade de hoje. Estamos em um momento de desconstrução generalizada no mundo, o não saber o que vai acontecer, o que será o amanhã é um vazio extremamente criativo, espero que os reflexos sejam os menos dolorosos possíveis. Todos estamos mudando nossas vidas, todos vivenciando essa transformação e nos resta escolher como encarar, quero crescer, quero aprender, então sigo nessa desconstrução pra construir um projeto. Metamorfose.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Fala galera obrigado por lerem o que escrevi nessa entrevista, saber que estamos trocando sem nos conhecermos é incrível! Gratidão! Fiquem bem! Vai passar." E para quem quiser acompanhar ele nas redes sociais, só procurar por @rafadavilateixeira no Instagram, no Facebook é Rafael D'avila e para contatos profissionais é só mandar um e-mail para rafaelproducaorj@gmail.com ou entrar em contato com a Agência Alon Casting, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário