terça-feira, 14 de abril de 2020

Bruna Entrevista: 9x28 - Tamiel Khan


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? E hoje nós vamos de mais entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Galera que é apaixonada por "Big Brother Brasil", corre aqui! A nossa conversa de hoje é com o querido Tamiel Khan que participou da décima sexta temporada, ele vem conversar sobre a experiência no reality show da Globo e também sobre a sua carreira, que é bem interessante, vocês precisam ver! Vem comigo!

Bruna Jones: Antes da gente falar sobre a sua experiência no “BBB16”, vamos falar um pouquinho sobre a sua vida fora do confinamento, sim? Você é professor de ecologia. Uma área bem diferente da que estamos acostumados a conferir no confinamento da Globo. O que te motivou/conquistou nesta carreira?
Tamiel Khan: Sempre fui curioso com as relações entre a natureza, o ambiente, e os seres vivos. Durante meu desenvolvimento, tive muito contato com natureza, plantas e animais, e facilidade para estudar biologia. Fiz faculdade de agronomia, e sem perceber, fui sendo encaminhado para a ecologia vegetal, agroecologia, ecossistemas e agroecossistemas. Quando criança, eu não entendia que minha curiosidade e interesse era uma área de estudo, hoje sou completamente realizado e satisfeito com o que trabalho.

Bruna Jones: Ser professor universitário e ainda mais do ramo de ecologia, é uma tarefa de estudo permanente, não é mesmo? Como você insere esse aprendizado no seu dia-a-dia?
Tamiel Khan: A percepção de que os seres vivos estão conectados entre si e com o ambiente é interessante para o dia a dia, e é uma inserção constante. Tudo que aprendemos interfere nas nossas decisões e em como agimos, influenciando o modo que vemos o mundo. O que aprendemos e vivenciamos alimentam nossas ações, é meio que um processo irreversível.


Bruna Jones: Ainda sobre a sua profissão como professor, apesar de você dar aulas em uma universidade, onde supostamente os alunos estão se aprofundando mais ainda em suas afinidades e interesses profissionais, ainda assim, é necessário manter um projeto de aula interessante e participativo para que eles consigam consumir melhor as informações que você tem para compartilhar. Como é a sua relação em sala de aula?
Tamiel Khan: Geralmente, a relação em sala de aula é tranquila. Pego no pé do pessoal, mas eles sabem, no fundo, que estamos ajudando-os e preparando-os, técnica e psicologicamente, do melhor modo que podemos, para a vida profissional que terão. É muito gratificante esse trabalho, e acho que o pessoal consegue perceber que faço com gosto e dedicação.

Bruna Jones: Em 2016 você acabou sendo confinado no maior reality show do Brasil, o “BBB” da Globo. Em algum momento você acreditou que a sua participação na atração poderia afetar a sua vida profissional?
Tamiel Khan: Pensei várias vezes, principalmente depois que saí, não achava que era assim, como foi. A exposição é violenta. Mas foi bem tranquilo, não influenciou significativamente. É lógico, que ora ou outra, alguém fala, em off, “você sabia que este professor participou do BBB?”. Hoje, geralmente, ninguém sabe, ou lembra. Se lembra ou sabe, não comenta comigo. Os alunos(as), as vezes fazem perguntas, lá no final da disciplina, depois de já terem intimidade. Aí, geralmente, eu abro um tempinho no último dia para responder as curiosidades deles, é divertido.

Bruna Jones: Como foi o seu retorno para o seu trabalho, para a sua família e amigos? O programa acabou interferindo de algum modo na sua vida?
Tamiel Khan: Acho que acaba tendo uma interferência, no meu caso, mais positiva que negativa. No começo foi difícil, não tinha ideia de como era ser julgado, de ser reconhecido na rua, sou meio tímido. Teve um lado muito bom, a família e amigos mobilizados. De certa forma, o BBB juntou muita gente que fez, e faz parte da minha vida, isso foi bacana. Os amigos me zoaram muito, nunca ninguém imaginou, ou poderia imaginar, que eu, algum dia, poderia participar de um programa como o BBB.


Bruna Jones: Na atração foi um dos participantes mais diferentes, assim dizendo, que já esteve confinado na casa, começando pelo seu estilo musical que não é o mesmo estilo comercial da atração... Como foi para você ficar confinado em um ambiente tão diferente?
Tamiel Khan: Achei que poderia ter sido pior. Na minha edição, tinha um participante que gostava muito de rock e som pesado, o Alan, um verdadeiro entendedor do assunto. Tivemos horas de conversas sobre música, rock, metal e afins, foi muito bom mesmo. Mas, realmente, o que dominava era a música “mainstream”. Neste sentido, foi bem interessante ser forçado a conviver com pessoas tão diferentes do ponto de vista musical e cultural, a gente aprende a enxergar melhor as pessoas além disso, é enriquecedor.

Bruna Jones: Diferente de outros participantes, você foi focado no jogo, sem se preocupar muito com o pós-reality, você acha que isso te prejudicou um pouco na atração? Faria alguma coisa de diferente?
Tamiel Khan: Entrei sem saber absolutamente nada sobre BBB. Lá dentro fui aprendendo, um pouquinho, com funcionavam as coisas. Poderia ter investido em conhecer mais sobre o programa. Mas no final das contas, foi como tinha de ser. Se soubesse mais de BBB, acho que não ia ter ido, tinha ficado com medo.

Bruna Jones: O confinamento certamente não é fácil e você esteve nele por 43 dias. O que você mais sentiu falta daqui de fora? Qual foi a primeira coisa que você fez quando deixou o programa e que não podia fazer lá dentro?
Tamiel Khan: O que mais senti falta foi de tomar banho sem roupa, ir ao banheiro sossegado, essas coisas simples do dia a dia que a gente não valoriza. Quando cheguei em casa, tomei um banho quente bem demorado, que sensação feliz!!!! A primeira coisa que fiz, no hotel ainda, foi comer cinco chocolates na sequência, apesar de nas festas rolarem muita comida boa, estava sentindo falta de chocolate.


Bruna Jones: É possível fazer amizades verdadeiras em um programa que vale tanto dinheiro? Você ainda possui contato com alguém da sua temporada? E... Você aceitaria retornar em uma nova temporada ou migrar para outro tipo de reality show?
Tamiel Khan: É possível fazer amizades verdadeiras sim. Faço parte de um grupo de whatsapp de ex BBBs, com muitos ex BBBs de diversas edições, não falo nada lá, mas sempre estou vendo as mensagens. Reparo vários ex BBBs que são realmente amigos de verdade, grandes amizades feitas dentro do BBB. No meu caso, fiquei amigo do Alan, Juliana, Adélia, Daniel e Renan. Falo sempre com eles, mantemos contato, já os vi após o BBB. Mas com Juliana e Alan, essa amizade ficou mais estreita, falo mais com eles, gosto de todos, mas com eles o contato é mais frequente. Com relação a aceitar participar novamente, acho que não aceitaria, mas é difícil responder.... Nunca pensei que aceitaria e fui.... Mas acho que não toparia qualquer outro reality.

Bruna Jones: Infelizmente o coronavírus está atrapalhando as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo deste o último mês, mas ainda assim, tem novidades suas vindo por ai? Algo que pode compartilhar com a gente?
Tamiel Khan: Estou realizando minhas atividades normais, agora por tele trabalho, as aulas na universidade que trabalho estão suspensas, por enquanto. Gosto de tocar bateria, faço um som com uns amigos de Brasília, estamos parados também.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Ótimas energias e vibrações para todo@s, e evitem contato social. Neste momento, temos que tentar optar por atividades que não nos coloquem em contato com pessoas. Isto que está acontecendo é surreal, inimaginável."


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário