quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bruna Entrevista: 9x29 - Helton Oliveira


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista aqui no blog, olha que bacana? O nosso convidado de hoje participou duas vezes do "MasterChef" da Band e fez bastante sucesso com o público aqui fora, tanto que parece que ele está até sendo sondado para outro reality show, estou falando do querido Helton Oliveira. Quer saber mais sobre as experiências dele e se ele aceitaria participar de outro programa? Então vem comigo, agora!

Bruna Jones: Antes de participar do "MasterChef Brasil", você trabalhava na loja de roupas da sua mãe. Em que momento percebeu que esse não era o caminho profissional que desejava seguir e acabou se apaixonando pelo mundo gastronômico? O que te inspira na profissão de cozinheiro?
Helton Oliveira: Então, na minha cidade, o forte aqui é tricô, loja de roupa... E minha mãe tem uma loja há 15 anos. E na época do inverno, a cidade fica cheia de turistas e minha mãe precisava de ajuda. Eu ajudava ela na época do inverno, mas eu nunca gostei de trabalhar na loja, sabe? Por mais que seja uma coisa que você faz pelo outro, atender, eu nunca gostei. Eu chegava na loja e ia pra cozinha. Sabe aquele momento de paz? E bem na época do inverno é quando tá passando o Masterchef, então eu chegava, assistia toda terça (que passava terça). E assim, eu nunca pensei que eu trabalharia com gastronomia, sabe? Eu pensava em fazer uma outra coisa, acho que eu nunca pensei "ah, que vou trabalhar com gastronomia". Nunca. Acho que eu ia seguir nesse ramo. Se eu não fosse pro Masterchef, talvez eu ficasse um bom tempo na loja com a minha mãe, administrando com ela ou faria uma faculdade de outra coisa... Mas aí, o Masterchef foi essa porta, da certeza da gastronomia. Porque eu acho que eu não faria gastronomia se eu não fosse, eu teria medo de arriscar, sabe? É um meio muito complicado.

Bruna Jones: Como sabemos, a inscrição para participar do reality show é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Para você, como foi enfrentar todas essas etapas? Em algum momento chegou a pensar que não conseguiria entrar no programa?
Helton Oliveira: Então, sobre a seletiva do 'Master', no primeiro teste eu já fiquei muito contente. Eu já vi que era pra mim ali. Eu senti que eu ia passar pra próxima etapa já. Aí eu fui pra próxima etapa e foi muito difícil, ali eu pensei já que eu não entraria nesse teste, no segundo. Só que eu recebi a resposta no mesmo dia e fui pro próximo teste e assim foi... E eu entrei. Mas, no fundo, no fundo eu já acreditava que eu estaria no elenco, sabe? Porque eu acho que mandei muito bem nos testes (risos).

Bruna Jones: Foi difícil para você deixar a sua cidade em Minas Gerais para participar do programa, que leva os participantes a vários locais diferentes do Brasil? Como era a rotina de gravações das provas?
Helton Oliveira: Nossa vida! Sair de Jacutinga, interior né? Não tem metrô, não tem transporte público, porque é muito pequena a cidade. Nem tem Uber aqui. O que acontece... Eu tive que aprender a pegar metrô em São Paulo. Por mais que eu tinha uma idade de 18 ou 19 anos, é novo começar a pegar as linhas do metrô. Porque geralmente as gravações são em um ponto do metrô em São Paulo e a gente tem que ir até aquele ponto de encontro. E eu apanhei muito pra aprender a andar lá. Mas foi experiência né? E as rotinas de gravações do Masterchef são muito difíceis. Tipo, é muita pressão, é muito tempo, é estressante. É exaustante, essa é a palavra. Eu acho que é uma pressão psicológica muito grande, sabe? Tem que ter psicológico pra ficar dentro do programa. Eu falo que nem é só a cozinha, é conseguir segurar a cabeça.

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef Brasil" e do "MasterChef: A Revanche"? E após o fim dos dois programas, houve grandes mudanças em sua vida?
Helton Oliveira: No primeiro Masterchef eu tava com 19 anos e ia fazer um intercâmbio. Então eu abri mão desse intercâmbio, que eu ia ficar um ano. Mas minha vida mudou né? Pra melhor, eu acho. Sobre o "A Revanche", eu abri mão de outro intercâmbio que eu realizaria em São Francisco. E apesar de que a passagem na "Revanche" foi uma passagem mais curta, mais breve, as seletivas foram por uma peneira muito fina, eu fiquei feliz em ser cotado entre os vinte. E após o fim desses dois reality shows, eu falo que a minha vida mudou muito. Eu sou muito grato pelas oportunidades que apareceram pra mim, sabe? Acho que abriu muita porta e a minha vida hoje é totalmente diferente. Tava até pensando esses dias aí... Mudou da água pro vinho, como eu falo.

Bruna Jones: Desde o início da temporada você se mostrou, mesmo sendo um dos participantes mais novos a entrar no "MasterChef Brasil", um dos grandes favoritos ao prêmio, mas infelizmente acabou sendo o oitavo eliminado do programa. Contudo, isso durou pouco, pois em dois episódios depois você foi o vencedor da repescagem contra todos os outros eliminados. Como foi a sensação de retornar à competição?
Helton Oliveira: Olha, eu falo que é muito gratificante você ser favorito num reality show. Eu fiquei muito contente que muitas pessoas se identificaram com a minha história porque eu fui de verdade, sabe? Tem muitos participantes que fazem tipo lá pra ter um perfil e eu fui eu mesmo. Fiquei contente que muitas pessoas se identificam comigo. Eu fui pra representar a cara do jovem mesmo, porque tem muito jovem guerreiro hoje em dia. Quando eu fui eliminado pela primeira vez, acho que eu já perdi todo aquele encanto do programa. Eu perdi aquela rotina, aquela pressão. Eu fiquei algumas semanas em casa e eu meio que desiludi do programa naquela semana. Então eu voltei, só que eu percebi a minha postura. Eu não voltei o mesmo o mesmo cara, não voltei com aquele mesmo "clique". Eu fui eliminado no meu melhor momento no programa. Cinco programas anteriores, eu tava entre os melhores toda semana e fui eliminado. Aí eu acho que, não sei, faltou maturidade ali. Eu deveria ter voltado na mesma garra que eu tava. Mas eu dei o meu melhor nas provas e acho que também a pressão de um reality show do porte do Masterchef, que é um reality show diferente porque a eliminação é pelo talento mesmo, não tem essa de favoritismo. Então é complicado...


Bruna Jones: A sua participação foi marcada pela sua personalidade forte na cozinha, além, é claro, da grande amizade com a Haila Santuá e a rivalidade com a Juliana Nicoli. Como foi para você ver os comentários dos outros participantes nos confessionários falando sobre suas atitudes e se perguntando se você tinha talento ou apenas sorte? Mantém contato com a Haila e a Juliana hoje em dia?
Helton Oliveira: Eu tenho a personalidade muito forte, eu sou muito verdadeiro. Mas eu falo que a maior característica minha é ser observador e eu penso muito antes de falar, sabe? Mas antes de começar o programa, lá nos testes, as pessoas já não me curtiam muito... Eu não sei o que aconteceu. Antes de entrar pro programa, naquele primeiro episódio dos aventais, já tinham pessoas que não me curtiam ali. Então eu já entrei meio que com esse preconceito por ter essa idade no programa e os olhos já foram diferentes no camarim na primeira semana. Mas eu consegui mostrar que os jovens tem sim seu espaço, mostrei meu talento. E os comentários que eu assisti na televisão, pena que a gente só descobre depois. Eu não vi esses comentários antes, mas eu vejo que tem muita gente falsa porque esses comentários são exibidos depois do programa. Ali você vê a falsidade, a falta de posicionamento e eu me posicionei muito durante o programa, com quem eu tava jogando, com quem eu não tava. Eu estava sim jogando pra ganhar porque é uma big oportunidade ganhar aquele dinheiro pra investir na carreira, estudar na Le Cordon Bleu na França, entendeu? Tava disposto a ganhar e não passar por cima dos limites, eu joguei no limite ali. Por mais que algumas vezes eu possa ter sido meio polêmico, como dar fígado e leite condensado pra Juliana, mas eu precisava ganhar aquele programa. E eu me joguei de corpo e alma ali, fui eu mesmo 100%, diferente de muitos participantes. É até engraçado você assistir o participante na televisão e ver como ele é no camarim. E sim, eu mantenho contato com a Juliana e com a Haila hoje em dia. Sobre os comentários no mezanino ou no confessionário sobre "sorte ou talento", essas pessoas que falaram isso são pessoas que deixaram passar a oportunidade pra elas. Elas tavam muito mais focadas nos outros do que no jogo. A pessoa deu oportunidade da gente assistir ela ser eliminada, entendeu? Mas eu nunca liguei não pros comentários porque eu provava minha capacidade pros chefs. Pra mim os participantes eram menos importantes ali.

Bruna Jones: Sabemos que os chefs não têm contato com os participantes fora das provas para manter uma certa neutralidade e não desenvolver favoritos. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin?
Helton Oliveira: Então, os chefs, eles são muito "na deles" porque eu acho que a direção pede. A minha relação hoje com os chefs, eu falo que o chef que eu tenho contato e que eu trabalhei foi o Jacquin, no Président, que é o novo restaurante dele, mas eu não assinei o contrato. Eu não quis continuar porque eu não estava preparado para morar em São Paulo. Mas eu espero que ele possa me dar essa oportunidade futuramente. Eu admiro os três por igual, mas eu tenho aquele carinho especial pelo Jacquin e crush na Paola (risos).

Bruna Jones: Você foi um dos participantes selecionados para participar do "MasterChef: A Revanche", a edição All Stars do reality show. Como foi ter sido um dos poucos escolhidos para essa nova chance? E mais, ter se classificado para o Top 10 após vencer um duelo contra a Raquel, considerada uma das melhores cozinheiras a passar pelo programa?
Helton Oliveira: Então, o convite da "Revanche" foi uma surpresa. Eu tava na Bahia, fazendo um evento pra Aviva na Costa do Sauípe e eles me ligaram. Fiquei muito contente com o convite, uma nova oportunidade, né? Eu sou desses que vai mesmo, gosto dos desafios e gosto de viver a vida intensamente. Então eu aceitei mesmo e fui. E lá nos embates, eu desafiaria a Raquel e o Fábio. 


Bruna Jones: Algumas emissoras estão apostando em influenciadores para competirem em seus principais realities. Você toparia participar do "Big Brother Brasil" ou de "A Fazenda", caso houvesse o convite, ou ainda de algum outro reality show?
Helton Oliveira: Sobre A Fazenda e o BBB, sim, eu toparia. Toda experiência é válida. Passar por esses confinamentos seria interessante. Toparia sim!

Bruna Jones: Tem alguma novidade vindo por aí? Algo que você já possa compartilhar com a gente?
Helton Oliveira: Novidade vindo por aí é que eu estou com várias marcas desenvolvendo um projeto. Eu vou construir uma cozinha gourmet, que é um espaço de eventos que eu vou realizar. Ainda não sei qual a cidade, se vai ser Jacutinga ou Mogi Mirim, estou definindo, e eu vou realizar eventos fechados e jantares exclusivos. Também vou gravar pro meu canal no youtube e já tenho várias colabs interessantes. Outra novidade é que vou realizar um intercâmbio pra Inglaterra. Inclusive eu ia agora em setembro, mas por conta dessa situação, eu não sei. Mas eu vou talvez no ano que vem.

bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Um recadinho pra galera do blog é "viva a vida intensamente e se joga na vida". Eu acho que é esse é o conselho e recadinho que eu deixo pra galera." E para quem quiser acompanhar ele nas redes sociais é só procurar no Instagram por @_heltonoliveira, no  YouTube por Helton Oliveira, no TikTok por @Heltonoliveira_ e no Twitter por @mc06helton, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário