quinta-feira, 19 de março de 2020

Bruna Entrevista: 9x23 - Alencar Amaral


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista bem bacana aqui no blog, olha que legal? E o nosso convidado de hoje é bem eclético em sua carreira profissional, ele é modelo, é fotógrafo, é personal trainer e também já competiu em alguns concursos, olha quanta coisa? Estou falando do queridíssimo Alencar Amaral e vocês conferem o nosso papo completo, agora!

Bruna Jones: Você é personal trainer e também está conectado ao universo dos esportes e concursos fitness, mas vamos começar pelo inicio... O que te motivou a seguir nesta carreira? Era uma paixão desde a infância?
Alencar Amaral: Desde garoto fui um frequentador assíduo de academias, isso lá nos anos 80, (no interior do Rio de Janeiro - Valença) onde eram raras as academias, ainda mais de treinamento de força (musculação). Morando no Rio, na década de 90 minha paixão, só aumentou e acabei me tornando amigo de muitos atletas o que me levou a ser árbitro da FEDERAÇÃO CARIOCA DE FISICULTURISMO, (IFBB -RIO) por alguns anos, depois comecei a fotografar o esporte conciliando minhas duas paixões: FOTOGRAFIA e fisiculturismo.

Bruna Jones: Todo inicio de profissão é um pouco complicado, quais foram as principais dificuldades que você encontrou pelo caminho?
Alencar Amaral: De início profissionalmente pensava em me tornar um arquiteto. Fiz faculdade de arquitetura por uns 3 anos, o que me levou a trabalhar como um arquiteto por um tempo, depois acabei no comércio com venda de taoetes orientais. A educação física foi reconhecida como profissão no fim dos anos 90, mais alguns anos e tivemos a educação física com ênfase em fitness, ou seja aquela direcionada para o meio fitness (academias) diferente da que existia que era só para desportos (que não era minha área). Fiz a faculdade. Era tudo muito novo ainda nessa área, para você ter ideia a faculdade funcionava dentro do clube de Regatas do Flamengo (UNesa). Usávamos todas instalações do Clube, para aulas práticas e também teóricas. Houve uma grande demanda nessa época o que levou a faculdade ir para um campus maior. Comecei estagiando em academias, logo virei professor de salão (musculação) e logo depois comecei a vida de personal trainer, havia muito poucos nessa época. Me lembro que até o nome personal trainer era uma novidade, éramos chamados primeiramente de Instrutores.



Bruna Jones: A gente vive hoje uma era um pouco complicada com as redes sociais, na qual pessoas completamente despreparadas ficam dando "ensinamentos" sobre treinamentos e alimentações, mesmo não tendo formação acadêmica para isso. Você poderia explicar aos leitores o risco que é seguir orientações sem saber se a fonte é apta para isso?
Alencar Amaral: Nas redes sociais hoje em dia qualquer um posta um treinamento, ou uma dica de alimentação não importando se estudou para isso ou não, muitas vezes buscando fama ou seguidores passam por cima de profissionais somente com o objetivo de se tornar famosos (pena dessas pessoas). Eu mesmo com quase 30 anos no ramo me recuso a isso (preguiça disso) quer dicas de treino?, venha treinar comigo seja como seu personal ou mesmo me acompanhando num treino. Possuo um grupo de treino que chamo de equipe forte são aqueles amigos dispostos a me acompanhar num treino de musculação ou mesmo num Pedal, ciclismo de estrada que é outra paixão minha nos esportes (onde já participei de algumas competições mas nada profissionalmente). Minha última competição foram 126 kms em 7 hs. E já que estamos falando de esportes e paixão não posso deixar de falar também, do montanhismo que me acompanha já há alguns anos, também escalo (climbing) e de vez em quando parto nuns trekking pelas montanhas do nosso Brasil...

Bruna Jones: Falando em riscos, poderia também exemplificar os riscos dos jovens que buscam atalhos para ter um corpo sarado, sem ter o apoio de um profissional do lado, avaliando tanto os hábitos alimentares quanto o físico?
Alencar Amaral: Quando se é jovem costumamos ir com muita sede ao pote. Também já fui assim. Mas só uma boa vivência é que aprendemos que tudo tem seu tempo. Se juntamos uma vida saudável com bons hábitos alimentares, tudo será mais fácil na maturidade. E se colocarmos isto junto com a experiência de bons profissionais ou mesmo aqueles que são exemplos de serem seguidos melhor ainda.

Bruna Jones: Além de trabalhar como educador físico, você também já esteve trabalhando como modelo, não é mesmo? Como foi essa época para você?
Alencar Amaral: Não teve essa de modelo, fazia uns bicos para ganhar um dinheiro extra, nada profissionalmente, era até divertido.


Bruna Jones: Foi trabalhando como modelo que você desenvolveu a sua outra paixão, a fotografia?
Alencar Amaral: Assim também como a fotografia, nada profissionalmente, simplesmente pelo prazer de fotografar. Nunca me esqueço de quando fotografava esporte e me perguntavam quanto eu cobraria por algumas fotos, eu respondia: Uma caixa de ferrero rochero rs... (chocolate).

Bruna Jones: Quem te acompanha nas redes sociais, sabe que você leva uma vida cheia de saúde e diversão, o que te inspira no seu dia-a-dia, seja como profissional educador, como fotografo ou simplesmente, como ser humano?
Alencar Amaral: Não sei muito bem, mas talvez seja uma auto estima grande, que mais faz a gente se gostar? Sempre fui adepto de uma vida regrada, saudável, bem comigo mesmo, ligada nos esportes, e procuro assim transmitir isso aos outros que me acompanham.

Bruna Jones: Você é uma pessoa bem ativa nas redes sociais, principalmente no Instagram, como profissional, você acredita que elas ajudam mais hoje em dia na vida profissional de uma pessoa do que poderia lhe prejudicar?
Alencar Amaral: Acho que você dar exemplo de uma vida saudável, ligada nos esportes sempre será um bom exemplo para um profissional da área de saúde como eu, se isso se manifesta em minhas redes sociais só posso estar de acordo que está sendo de grande valia. Não acho que prejudicaria em nada no meu sucesso profissional.


Bruna Jones: Hoje em dia a moda é ficar confinado na televisão. Se fosse convidado para um "BBB" ou "A Fazenda", aceitaria participar do programa?
Alencar Amaral: Acho que aceitaria, mas não sei se me suportariam rs... Acho bem legal aquele reality da fazenda, é confinamento gostoso mais ao ar livre no contato com os animais e tal. Sempre curti uma vida rural. Talvez pelo fato de ter vindo do interior .

Bruna Jones: Tem alguma novidade vindo por ai? Algo que possa compartilhar com a gente?
Alencar Amaral: 2020! Meu Deus! Que ano é esse? Espero que saiamos desta bem e com uma boa carga de aprendizado pro futuro.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Como estamos no mês da Páscoa e passando por terríveis provações nesse mundo, vou deixar um pensamento. Que conforte o coração de todos nesse momento difícil 🙏 "Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros. A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos. Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz. O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE!!! Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você. "Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."". E se você quiser acompanhar ele nas redes sociais, basta procurar no Instagram por @arpex, no Facebook por Alencar Amaral e no Twitter por @tugurio, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário