terça-feira, 3 de março de 2020

Bruna Entrevista: 9x18 - Taty Ferreira


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E nossa convidada de hoje é a YouTuber e escritora Taty Ferreira, que além dos diversos projetos maravilhosos dela, também participou da primeira temporada do "O Aprendiz" da Band. Hoje ela vem conversar um pouco sobre a sua carreira e também sobre a experiência no reality show, vem comigo!

Bruna Jones: Vamos começar falando um pouco sobre você. Hoje em dia, você tem um blog e um canal bem sucedidos sobre comportamento e relacionamento de forma simples, despojada e sem tabus. Antes disso, qual era a sua ocupação? E como surgiu o interesse sobre falar a respeito desse tema?
Taty Ferreira: Eu estou a tanto tempo produzindo conteúdo para internet que pensar no que eu fazia antes, parece uma era muito distante. Hehe... Até porque já é uma década de Acidez Feminina. Mas antes eu trabalhava como auxiliar administrativa numa rede de farmácias e tentava, com muito custo, cursar Psicologia numa cidade vizinha. Durante um ano e meio, depois de me tratar de um surto de síndrome do pânico, optei por dar uma pausa na faculdade e experimentar uma nova realidade, fui então trabalhar como cleaner no Canadá. E foi lá que a história do Acidez Feminina começou primeiro como uma coluna num blog, depois como meu próprio blog, seguido pelo canal no YouTube, livros lançados, peça de teatro, treinamento de auto questionamento, participações em programas de TV e por ai vai…

Bruna Jones: Você tem dois livros publicados, “O Manual da Mulher Bem Resolvida” e “Doces Dias Ácidos”. Como surgiu a ideia de escrever os livros e a proposta de publicá-los?
Taty Ferreira: Eu fui uma das primeiras YouTubers a lançar livro. O primeiro, Manual da Mulher Bem Resolvida, veio de um vídeo sob o mesmo nome e temática, que meu editor na época, Felipe Brandão, assistiu e acreditou que, acrescentando mais conteúdo, poderia se tornar um ótimo livro. Felipe levou um tempo para me convencer disso até que topei e lançamos ele quase dois anos depois da nossa primeira conversa. Já o segundo, que é um romance, chamado Doces Dias Ácidos, foi um pedido meu a mesma editora já que eu queria mostrar que também poderia escrever romances. Dessa vez fui quem convenci o Felipe e estão os dois aí, indo para segunda edição, com dezenas de milhares de cópias vendidas.


Bruna Jones: Em 2016, você também chegou a participar do reality “Entubados”, junto com outras personalidades da internet. Como foi essa experiência?
Taty Ferreira: O Entubados foi, e tenho certeza que continuará sendo durante muito tempo, minha melhor experiência com produções para TV. A Formata, que foi a produtora responsável pelo programa, foi extremamente cuidadosa, organizada e respeitosa, pude entender como funciona uma produção para televisão, ao mesmo tempo em que ficava mais próxima de vários colegas de trabalho. Foi uma experiência muito rica em muitos aspectos.

Bruna Jones: No ano passado, você e vários outros influenciadores participaram da 11ª temporada de “O Aprendiz”. Como surgiu o convite? Você pensou em recusá-lo, ou sempre esteve disposta a aceitar?
Taty Ferreira: O convite surgiu quase um ano antes do programa ir ao ar. Na época que recebemos o primeiro contato minha filha tinha apenas 5 meses de idade e minha primeira resposta foi: “Sem chance”. Mas a agência que fez o casting estava muito empenhada em me fazer participar e junto a isso eles ainda não tinham acertado as datas da gravação então continuamos o papo. E por meses a conversa sempre girava em eu solicitar que eu pudesse ter meu bebê e uma babá junto comigo no confinamento para que ela pudesse estar com a Clara enquanto eu estivesse gravando e participando das atividades do programa e quando eu voltasse para o hotel a babá pudesse ir embora e eu ficasse com a bebê. A conversa ia e voltava e nunca havia uma resposta concreta. Até que na virada do ano de 2018 para 2019 fomos avisados de que as gravações tinham data para começar e que a resposta para minha solicitação era negativa. Nessa época a Clara já estava com mais de um ano de idade e depois de muita insistência do meu esposo e da minha assessora acabei topando participar. Perdi Clarinha dando os primeiros passos e passei 2 meses cravados sem poder vê-la, mas acabou sendo no tempo certo. Acredito que eu não toparia agora quando ela já demonstra sentir minha falta e nem antes, quando eu ainda a amamentava e ela dependia mais de mim.

Bruna Jones: Estar confinado não é tão fácil como muita gente pensa. Pra você, quais foram os fatores mais complicados de lidar durante o período de gravação de “O Aprendiz”?
Taty Ferreira: O confinamento é realmente muito complicado, especialmente nas primeiras semanas, depois, assim como muita coisa na vida, a gente vai se acostumando. Acho que o mais complicado, na verdade, era não saber como estavam meus familiares, não receber notícias. Eu lembro que toda vez que a produção me chamava individualmente, para dar alguma entrevista ou resolver alguma coisa, meu corpo gelava inteiro, eu começa a tremer toda nervosa achando que poderia ser alguma notícia ruim sobre algum familiar. Outro fator complicado do confinamento, que não vejo muita gente comentar, é o quanto a percepção que a gente tem dos acontecimentos fica distorcida. Já que, por não ter tanta informação e contato e por, mesmo trabalhando em equipe todo mundo estar de alguma maneira competindo entre si, nossos parâmetros de comparação, muitas vezes acabei percebendo que certas impressões que eu tinha não era o que realmente acontecia.


Bruna Jones: “Você está demitido!” é a frase que todo concorrente não quer escutar na sala de reuniões, principalmente porque você chegou muito perto do episódio da final. O que passou pela sua cabeça quando o Roberto Justus direcionou esse discurso a você?
Taty Ferreira: Eu já sabia que seria eu a demitida daquele dia. Eu vinha numa constante de salas de reuniões com minha equipe perdendo frequentemente, de alguma maneira eu já estava até um tanto quanto habituada. Eu e o Gaspa tivemos 48 horas entre a informação que tínhamos perdido a prova e a sala de reunião, então tivemos tempo para traçar toda nossa trajetória durante o programa, pra chorar as derrotas, pra calcular e prever quem iria sair. Quando eu entrei na sala eu já sabia que iria conseguir ver minha filha naquele mesmo dia ainda. Então era uma mistura de “Vim longe demais pra sair agora” com “Nem acredito que finalmente vou ver minha bebê.

Bruna Jones: Como profissional, quais foram os aprendizados que você carregou de sua experiência no programa? Trabalhar com o Roberto Justus trouxe algo positivo para sua carreira?
Taty Ferreira: O Aprendiz foi um divisor de águas sobre como me entendo profissionalmente. Depois do Aprendiz sou mais ágil, mais segura da importância do meu trabalho, mais consciente do que posso conquistar, mais firme nas minhas convicções. Mas, pra ser sincera, nada disso tem a ver diretamente com o Justus. Ele é um ótimo apresentador desse formato e tem todos seus méritos enquanto empresário bem sucedido. Porém, acredito que o que me causou essa transformação foi o formato em si, o jeito que o programa foi pensado, o confinamento, as provas, os feedbacks em cada uma das - várias - salas de reunião em que estive presente, os comentários da Vivi Brafmann, principalmente, a convivência e competição com os outros participantes…

Bruna Jones: Uma nova temporada foi confirmada para o ano de 2020. Se você pudesse dar alguma dica para os próximos participantes, qual seria?
Taty Ferreira: Se a produção permitir, leve livros. Vários! Se sua equipe for uma que perde com frequência você vai ter bastante tempo livre enquanto espera os adversários aproveitarem as recompensas. Eu levei 3 livros, mas ainda assim tive que pegar livros emprestados com a Ka Amadouri, com PC Siqueira, Nana Rude, ou seja, não foi suficiente. Outra coisa: Não se esqueça de levar cortador e lixa de unha. Também me fez muita falta. Sobre o jogo em si: Siga seus instintos e não se intimide com tom de voz alto ou muros na mesa.


Bruna Jones: Algumas emissoras estão apostando em influenciadores para competirem em seus principais realities. Você toparia participar do “Big Brother Brasil”, caso voltasse a confinar famosos, ou de algum outro reality show?
Taty Ferreira: Deus que me livre! Já passei pela minha provação com confinamento nessa encarnação. Isso sem falar que, num confinamento como é o do BBB, eu provavelmente iria ficar o tempo todo sem conseguir ir ao banheiro e, vamos combinar, que eu não preciso passar por isso em nenhuma encarnação.

Bruna Jones: Você tem alguma novidade para nos contar? Há algum novo projeto que você poderia compartilhar conosco?
Taty Ferreira: Mês que vem o Acidez Feminina completa 10 anos de existência, temos workshops presenciais, festa de comemoração e vídeos especiais para celebrar o marco, porém tudo será postergado para quando o surto de COVID 19 já estiver controlado. Fora isso estou lançando uma nova edição do Manual da Mulher Bem Resolvida ainda esse mês, tenho um novo livro para ser lançado no final do ano e continuamos com 4 vídeos lançados por semana e muito conteúdo de qualidade em todas as redes sociais.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Ei você, bandiputo raiz! Você sabe que se não fosse o tempo e o carinho que você dedica e demonstra ao meu trabalho nós não teríamos como estar sempre próximos conversando sobre assuntos tabus de uma maneira tão enriquecedora. Muito obrigada por todo apoio e suporte que vocês sempre dão ao meu trabalho. Quer descobrir o que exatamente é tudo isso que falei? Segue @AcidezFeminina em todas as redes sociais ou joga logo Acidez Feminina no Google pra conhecer tudo de uma vez."


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

5 comentários:

  1. Essa mulher não tem defeito. Impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Adorei gente ! Assistir os episódios do Aprendiz 2019 adorei a espontaneidade da Taty! Super beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  3. Adorei gente ! Assistir os episódios do Aprendiz 2019 adorei a espontaneidade da Taty! Super beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Ahh que demais gente!!! Assistir os episódios do Aprendiz 2019, e adorei a espontaneidade da Taty e a forma segura de ser! Um beijo a todos

    ResponderExcluir