sexta-feira, 12 de junho de 2020

Survivor: 2x11 - Gabon, Primeira Parte


E aí genteee, tudo bem? Como vão vocês? Eu vou ótimo, obrigado! Vocês sabem que a Bruna me convidou pra falar do melhor reality de todos os tempos, o Survivor. Então, já que conhecemos mais sobre ele e já sabemos por onde assistir vamos falar sobre todas as temporadas. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a décima sétima temporada: Survivor Gabon. Preparadxs?

ATENÇÃO, TEXTO CONTÉM SPOILERS!!! 39 DIAS, 18 PESSOAS, 1 SURVIVOR!!!!

Começamos Gabon com Jeff Probst no meio da selva do país que leva o nome da temporada (uma das locações mais bonitas do show, aliás), onde 18 participantes vestidos como se estivessem indo ao shopping vão ao seu encontro. Ele explica pros participantes que lá no Gabon, a tradição tem a ver com algo relacionado aos mais velhos e então, os mais velhos escolherão suas tribos. Gillian escolhe ser da tribo Fang e Bob escolhe ser da tribo Kota. Enquanto Gillian tem na sua tribo Crystal, Dan, GC, Ken, Matty, Michelle, Randy e Susie, Bob escolhe Ace, Charlie, Corinne, Jacquie, Kelly, Marcus, Paloma e Sugar.


Logo Jeff anuncia o primeiro desafio: uma corrida louca até chegar no topo de uma colina(?). Lá em cima teria um ídolo pra cada pessoa de cada tribo que chegasse primeiro, mas com um porém: a tribo que chegasse primeiro inteira, ganharia mais comida. Kota vence uma Fang visivelmente mais fraca e ainda se dá muito melhor no acampamento, graças a ajuda de Bob. Enquanto Gillian examina bosta de elefante de um lado, Paloma se irrita com Ace de outro e também por isso, Charlie e Marcus criam uma conexão. Durante a primeira noite, Randy bate feio a cabeça e precisa de alguns pontos. Mas quem chama atenção mesmo é Michelle, que aparenta estar miserável e sofrendo com o frio e detesta a tribo. Do outro lado, enquanto Ace tenta unir a tribo fazendo yoga, Paloma debocha dele. Fang perdeu vergonhosamente o desafio de imunidade e mandaram Michelle pra casa.

GC, que foi eleito líder da tribo, desiste da liderança mais rápido que a passagem do surfista no BBB20 e na Gota, Charlie continua encantado por Marcus e eles decidem que querem trabalhar com Jacquie e Corinne. Fang perde novamente e dessa vez, fazem o que deveriam ter feito no primeiro CT e eliminam Gillian, a mais velha da tribo. GC começa a irritar a tribo, principalmente Randy. Na outra tribo, Paloma e Kelly se distanciam de Ace e Sugar, favorecendo a aliança Charlie-Marcus-Corinne-Jacquie e deixando Bob de swing vote. Eles tem um desafio de recompensa pela frente e Ace sugere colocar os mais fracos pra competir por não importar tanto quando a imunidade. Todos concordam, vão vendo. O desafio, extremamente físico, consistia em um membro se agarrar em um poste e a outra tribo teria que arrancá-lo e retirá-lo de lá. Ok, além de dar um show de soberba na sua vez, Ace ainda obriga Paloma a ficar no poste. Sim, a menor e mais frágil pessoa do time que quase teve seus membros arrancados na prova… Eu nem gosto de ver. No fim, Fang venceu o desafio e mandou Sugar para o exílio.


Em Kota, a tribo fala mal do desempenho de Paloma, enquanto no exílio, Sugar decide ir atrás do ídolo e depois de atravessar uma floresta, se embrenhar no meio de uma erosão, escalar uma árvore, dar a volta num lago e atravessar um rio, ela finalmente encontra o ídolo. No acampamento, Bob se incomoda com a proteção exagerada de Ace sobre Sugar e Corinne acha a brecha perfeita para colocá-lo na sua aliança. Fang finalmente vence um desafio de imunidade e Paloma tenta jogar Ace na fogueira, mas por serem maioria, os 4 citados acima e Bob, junto com Sugar e Ace decidem por eliminar Paloma, infelizmente… ACE EU TE ODEIO!!!!

GC, Crystal e Kenny se afastam em Fang, dando espaço pra Randy, Dan, Susie e Matty se juntarem. Ao chegar para mais um desafio, eles tiveram que se classificar com base na importância de cada um para tribo e com base nisso, aconteceu uma swap. Matty e Marcus foram escolhidos como mais importantes e deram incio a escolha das novas tribos que ficaram: Kota, com Marcus, Dan, Charlie, Randy, Corinne, Susie e Bob e Fang, com Matty, Ace, Crystal, Jacquie, Ken, Kelly e GC. Sugar sobra e volta pro exílio. O que chama atenção na escolha é a escolha sábia do Ken com a Kelly, mesmo depois do Ace pedir que não a escolhesse. Ele trouxe uma pessoa que tem problema com outras da antiga tribo e ainda garante um número. Ponto pra ele. Na nova Fang, Kelly joga seus antigos companheiros, Jacquie e Ace no fogo expondo tudo sobre eles e colocando alvo, principalmente no segundo. No desafio de imunidade só queria chamar atenção do Jeff enaltecendo macho e ficar a cada 2min falando “Kelly não faz nada”. MACHISTA. Ace obviamente fica muito feliz com a perda porque tem como certa a eliminação da Kelly.


Ken, Crystal e GC tentam proteger Kelly com medo da Sugar usar um ídolo pra proteger Ace e Jacquie, mas Matty não concorda, conta tudo a ela e bagunça a tribo antes do CT. No conselho, Jeff quase implora pra tribo eliminar a Kelly, mas eles seguem o plano e tiram Jacquie. Preciso comentar que no início de cada episódio, tem sempre um resumo do último feito por Jeff e ali ele faz questão mais uma vez de chamar a Kelly de fraca e enaltecer o Ace, chegando a dizer que a tribo agiu no modo suicídio. Nojo viu? Pós CT, a nova Fang encontra um elefante do outro lado do lago e o que eles fazem? Pegam um caiaque pra chegar mais perto do animal… Isso aqui que é suicídio, sr. Jeff Probst! Kota ganha o desafio de recompensa e manda Sugar pro exílio (MAIS UMA VEZ), que dessa vez, preciso dizer, é muito mais agradável que as outras seasons. GC e Crystal tem uma discussão na Fang e Ace e Kelly aproveitam pra semear o caos. Antes do desafio, GC some.. zzZZZZZzzzz Poderia ter sido evacuado ali mesmo, não? Kota ganha o desafio e na Fang, GC avisa que quer deixar o jogo e todos descobrem que Sugar tem o ídolo mexendo na bolsa dela. Eles pensam em armar um blind, mas no fim votam no desistem… digo, no GC.

Na tribo Kota, nós vemos a reação ruim de todas as pessoas ao ver que Dan come mais que todos, enquanto em Fang, eles estão quase sem comida. Ace conta a Sugar que todos sabem do seu ídolo e ela o entrega por segurança (?). No desafio de recompensa pudemos ver mais um pouquinho do Jeff dando ênfase a Kelly não ajudando em nada. Imparcial que fala? Kota ganha e Crystal chora de frustração, enquanto Randy zomba dela. Os vencedores do desafio mandam Sugar pro exílio, oh wow… Dan continua irritando o pessoal da Kota e Randy começa a se distanciar dele, enquanto na Fang, é Crystal que começa a irritar a todos com o seu temperamento. No desafio de imunidade, Jeff critica Kelly mais um pouquinho e no fim, Ace decide fazer o desafio sozinho, mas perdem novamente. Ace, que tinha feito um pacto de proteção com Matty, mira na Kelly e Matty concorda. Crystal e Ken não gostam da ideia e quando o segundo conversa com Sugar, ela conta que deixou o ídolo com Ace. No CT, Kelly arruma confusão com Crystal e depois com Ace e acaba eliminada com todos os votos.


Uma Fang miserável fica ainda pior quando Crystal derruba um pouco do pouco arroz que a tribo tinha, causando mais desconforto entre os membros. Na Kota, Dan praticamente implora a Corinne e Marcus para não ser excluído e fazer parte do grupo deles. Kota ganha o desafio de recompensa e mandam Sugar de volta para o exílio. Porque choras Candice? Sugar ainda deixa a tribo (principalmente Matty) irritada por não levar a sério o desafio. Matty fica irritado e quer tirar Sugar de qualquer forma e Ace o convence a tirar Crystal primeiro. Enquanto isso, Kenny e Crystal armam contra o Ace e precisam da ajuda da Sugar. No desafio de imunidade, eles descobrem que ambas as tribos vão ao CT e que vão competir por imunidade individual. Marcus vence a imunidade e por causa de uma twist, dá outra imunidade a Sugar, mesmo com Crystal pedindo. Em Fang, Kenny mente pra Sugar dizendo que Ace quer a cabeça dela depois de pegar o ídolo novamente. Ela não acredita nele, mas o que o Ace faz depois? Isso mesmo queridos leitores: ele pede o ídolo dela e faz ela pensar se Ken falou a verdade. No CT, temos treta entre Crystal-Ace-Matty pelo arroz derramado. No fim, Sugar decide flipar e Ace toma um blind lindo no meio das fuças.

Na Kota, Randy toma o lugar de Bob no quarteto com Corinne, Marcus e Charlie e eles ficam entre Dan e Susie pra eliminar. Corinne vai contar a Susie que Dan será eliminado e Susie responde com um “Posso ser sincera? Eu ia votar em você…” HAHAHAHAHAHA Ai Susie, corre minha filha, você não sabe onde tá se metendo… Seguimos pra um confessionário da Corinne xingando a coitada toda e depois, ela sai bufando pra sua aliança querendo a cabeça da Susie. Mesmo assim, eles dão alguns votos em Susie por precaução, mas Dan é o segundo eliminado da noite. Corinne coloca Susie contra a parede, já que a moça falou ainda mais dela no CT e todos os 6 se prometem ficar unidos… Menos a Susie, claro. Na Fang, o trrio explica a jogada a Matty, prometem começar do 0 e esperam a merge. No dia seguinte, os participantes encontram um banquete e acham que se fundiram, mas encontram uma caixa com os dizeres “ABRA DEPOIS DE COMER”. Ken acha um papel que indica a pista pra um outro ídolo na mesa e queria escondê-lo, mas Charlie também vê e todos o obrigam a ler em voz alta. Todos “concordam” em achar o ídolo e o jogar no mar. É Randy quem acha e joga na mesa oferecendo a quem quiser pegar. Eu só digo que assisti a cena gritando “INFEERRRRRRRRNO, É UM ÍDOLO DE IMUNIDADE!!!!”. Eles jogam o ídolo no mar, abrem a caixa e descobrem que terão que se dividir em duas novas tribos: Kota, com Bob, Marcus, Susie, Crystal e Kenny; e Fang, com Randy, Charlie, Corinne, Matty e Sugar.


Na nova Kota, Crystal e Marcus criam uma estranha conexão por conhecer uma pessoa em comum e enquanto ele quer super jogar com ela, ela mente descaradamente pra ele. Na Fang, Charlie conta do ídolo de Sugar para Corinne. Matty confronta Sugar pelo voto no Ace e ela confessa que foi influenciada por Kenny e ele diz que o moço menti e ela já começa a chorar arrependida. Susie ÍCONE confronta Marcus sobre sua posição entre os 6, quando claramente seria o último lugar. Do outro lado num dos “momentos antes da desgraça acontecer”, Randy sugere a Corinne e Charlie que eles percam o desafio pra se livrar de Matty e não depender de Susie pra salvar Marcus na outra tribo. Matty ganha a imunidade para a Fang, mandando a Kota pro CT. Marcus, se achando bff da Crystal, abre o jogo todo pra ela dizendo que a Ken sairia e logo depois a Susie, já que a Corinne e Randy a odeiam e ainda ofereceu a moça um lugar no sexteto dele. Algo meio que “Oi Crystal, quer ser minha amiga e ficar em 6º lugar?”... Ok então. Susie faz Marcus garantir que levará ela ao f3 e ele o faz. Mas, Crystal expõe o plano dele primeiro pro Kenny e depois pra Susie, alertando ela que ele não tem como prometer um f3 a ela. Então, no CT, a lenda Jesusita (conhecida por vocês mortais como Susie), resolveu flipar e acabar com a dominação do G5… digo, do sexteto da Kota e eliminou o Marcus.

Vamos a mais um desafio de recompensa e como sempre, vamos comentar as melhores partes. A melhor delas com certeza foi ver o desespero de Corinne e Charlie ao ver que Marcus foi eliminado HAHAHAHAHA… Fang ganha o desafio e manda Bob pro exílio. Lá, ele refaz o caminho de Sugar e não acha nada. Então, por conta própria, ele decide fazer um ídolo falso com materiais que ele “encontrou por aí”... Ok!! Eles chegam pro desafio de imunidade e descobre que estão fundidos. Sim, merge com 9 pessoas. No primeiro desafio, eles teriam que fazer fogo e foi a icônica Jesusita que venceu chocando a todos. No acampamento, temos de um lado Corinne, Charlie, Randy e Bob e do outro, Crystal, Kenny, Matty e Susie, deixando Sugar como swing vote. Corinne e Charlie tentam convencê-la a votar na Crystal e corta pra Corinne chamando a moça de burra, idiota e ingênua por ter sido má com ela desde o início e mesmo assim conseguir enganá-la. Por outro lado, Kenny tenta convencer a Sugar de que o Charlie é a mente por trás de tudo. No CT, tivemos uma breve treta entre Crystal e Randy e Sugar flipando novamente e eliminando Charlie. Charlie que aliás tem uma fixação tão grande por Marcus que até no discurso final, falou que estava feliz pro reencontrá-lo no júri. Victor Hugo teria inveja de um bromance desses.


Bob sabe-se lá porque, resolve contar do ídolo falso pra Sugar. Corinne e Randy avaliam o que podem fazer pra sobreviver e pensam em puxar Matty para o lado deles. Eles então vão para o leilão. As partes mais interessantes são Sugar dando lances em coisas que ela não queria e Randy sim, pra ele gastar mais dinheiro (risos), Kenny mandando Bob pro exílio, Sugar pegando um biscoito que o Randy ofereceu e dando pra Matty deixando ele sem e Corinne comprando vantagem pro desafio de imunidade. Randy fica revoltado e decide ser mais ranzinza do que já é e tem a ideia de pegar o ídolo do Bob(?) e fazer todo mundo votar nele. Ele cria um caos no acampamento por causa dos benditos biscoitos e discute com Susie. Kennt ganha a imunidade, fazendo Corinne ter gasto dinheiro a toa. Sugar convence Bob a dar o ídolo a Randy e ele topa, vejam bem… Bob assume que quer que o caos seja feito, pra ter uma chance de continuar e entrega o ídolo ao Randy. Pois bem, no CT temos um dos votos mais icônicos de todas as temporadas, com Crystal gritando que Randy fez da vida dela um inferno desde o começo HAHAHAHA.. Randy usa o ídolo falso do Bob e sai humilhado sob os risos dos outros.

Eles voltam ao acampamento rindo, o que deixa Bob irritado e Corrine ainda discute com Sugar sobre. Kenny começa a ficar muito soberbo e faz confessionários ressaltando o quanto Bob não sabe jogar o jogo. Bob ganha o desafio de recompensa e tem direito a ver vídeos deixados pela esposa. Bob recebe a visita dela e ainda leva todos os familiares do povo. Aí podemos observar o show de soberba do menino Ken, que se julga amado por todos, como Suzana Vieira e que vai ganhar o jogo, além de uma despedida bonita da Sugar e da irmã jogando as cinzas do pai no rio. Corinne e Bob planejam fazer um novo ídolo falso e dizer que foi o que Marcus jogou no mar, para tentar fazer algum dos 5 flipar para o lado deles. Enquanto isso, os 5 pretendem eliminar Bob, por ser uma ameaça maior do que a Corinne. Muito que bem, o Bob foi lá e ganhou a imunidade na cara dos pateta tudo. Ele então faz um novo ídolo (eu deveria problematizar como ele tinha material pra fazer ídolos tão perfeitos mesmo sendo um reality que aconteceu em 2008? não né?) e começou, junto a Corinne, a operação pra enganar Crystal e Kenny. Eles disseram aos dois do ídolo, pediram pra votar no Matty, em troca de formarem um f4. Kenny e Crystal então planejaram votar um em Corinne e um em Matty, acreditando na história do ídolo, para flushar ele e tirar Matty. No CT, Corinne não usou o ídolo (já que era falso né…) e foi eliminada, deixando Ken votar no Matty a toa.


No acampamento, Matty cobra explicações de Kenny e o rapaz começa a se enrolar e Crystal quer a cabeça do Matty. Bob confessa que mentiu pra Kenny e já faz confessionários choramingando por ter enganado o menino……. Olha, seguindo… Para se redimir com o rapaz, Bob promete dar a imunidade ao Ken caso ele ganhe. Bog ganha a recompensa de viajar pra não sei onde (desculpa, não prestei atenção) e levou Crystal e Ken com ele, além de mandar Susie pro exílio. No passeio, Ken e Crystal aproveitam pra jogar Matty embaixo do ônibus e o segundo ainda cobrou a promessa do Bob. Enquanto isso, a lenda Susie enchia a barriga de frutas no exílio e Sugar e Matty discutiam no abrigo sobre o destino dele no jogo, que basicamente foi ela dizendo “ganhe a imunidade ou você será eliminado”. Quando o povo chega da recompensa, Kenny e Matty tem uma pequena discussão pelo voto do primeiro no segundo no último CT, mas é com Crystal que Matty treta de verdade, já que ela acha que ele tá mais unido a Susie do que a ela. Amada? Sugar se irrita e fala pra Matty - chorando - que confia nele e que ele não vai sair e planeja a eliminação da Crystal. Bob beast challenge ganha a imunidade novamente.

Kenny então planeja com Crystal tomar a imunidade de Bob e eliminá-lo, mas ao pedir a imunidade dele, Kenny não consegue argumentar o porque acha que está em risco. Então ele pede a todos pra confirmar que ele está em perigo para Bob ceder seu colar. Sugar resolve contar ao Bob - chorando obviamente - do plano de Kenystal para eliminá-lo, fala a tribo que ele cederá seu colar e depois, diz a Matty pra votar em Crystal. No CT, Kenny faz uma atuação digna de RecordTV e Bob mantém o colar, dizendo que só o daria se ele estivesse ameaçado e ele não está. Ainda, Sugar joga o ídolo no Matty e Crystal vai embora num dos maiores blindsides da temporada. Na volta do acampamento, Ken questiona o porque de ter sido enganado e tenta fazer o Bob manter a promessa e ouve como resposta: “porque você não consegue sua própria imunidade?” AAAAAAAAAAAAA MELHOR DO MUNDOOO!!! Sugar acalma Kenny dizendo que o próximo a ir será Bob ou Susie. Bob ganha imunidade (MAIS UMA VEZ) num dos meus desafios favoritos: labirinto. No acampamento, Matty assegura a Ken que será Susie e enrola ela, que fica preocupada. Não ficou muito claro, mas aparentemente Sugar definiu quem seria o alvo final. No CT, Kenny discute novamente com Bob por causa da promessa, mas no fim, ele é o eliminado. Um ótimo player, que se embebedou com o poder e teve o fim que mereceu.


E no desafio de imunidade final, a lenda viva Jesusita venceu e colocou o colarzinho que lhe dá passagem ao FTC chocando a todos. Sugar, Susie e Matty começam a se despedir de Bob, enquanto ele filosofa sobre a vida e sobre o jogo, com música heróica no fundo e tãnãnã… Susie, que não tem um pingo de tato social, ficou dizendo a torto e direito que não esperava ganhar, que estava muito feliz, que sabia que iria sair e acaba irritando os outros, que pedem pra ela parar de falar. Sugar faz confessionários - chorando - triste por não querer eliminar Bob por ele ser como uma figura paterna pra ela, então sugere votar com ele no Matty, para gerar um empate e então ele sai pra treinar para fazer fogo. No CT, Sugar chora mais um pouquinho sobre como é difícil escolher entre um pai e um irmão e empata a votação. Bob vence Matty no fogo, que é eliminado.

No FTC, Susie melhorou um pouco seu jogo, Bob fez um conselho digno e Sugar foi péssima, praticamente entregando o jogo no colo do Bob. Não que ela já não tivesse feito isso no f4, porém... Tivemos um pouco de bitterrismo (que eu detesto, porém é normal) da parte de Crystal, Randy, Matty, entre outros. Porém ninguém foi tão nível baixo quanto Corinne ao atacar Sugar tão covardemente citando a morte do pai dela contra ela. Podre. Nojento. Desnecessário. Acho que temos formas de marcar um FTC com um discurso bravo - digamos assim -, mas memorável, como foi o caso da Sue e seu discurso sobre “cobras e ratos” em Gabon. No fim, Bob venceu Susie com 4 votos contra 3 e ainda Sugar, que não recebeu nenhum voto.


Bob foi um campeão, na minha opinião, regular porém merecer. Partindo do princípio que eu sempre falo aqui, todo quase todo vencedor merece vencer. Gabon, como meu amigo Davi bem ressaltou, conta a história de como a Sugar perdeu. A temporada inteira gira em torno dela, que foi uma jogadora que flipou adoidadamente, humilhou alguns participantes, tinha um social péssimo, agia 100% no modo emocional e ainda assim, protagonizou a temporada inteira com um carisma absurdo. Mas aqui, acredito que Susie teria uma história muito mais legal e representaria bem Gabon. Enquanto ela armou jogadas que mudaram o destino do jogo e pecou gravemente algumas vezes no social, ele foi impecável no social e falhou algumas vezes estrategicamente. Não acho que foi um vencedor memorável, mas tem seu nome no hall de winners e é só isso que importa.

E assim terminamos a primeira parte sobre Gabon, na segunda parte iremos conferir quem deveria retornar ao jogo e algumas curiosidades da temporada. Se vocês tiverem alguma dúvida, pode bater um papo comigo no meu twitter (@lessxss) que ás vezes eu respondo rápido e sou legal quase sempre. Comentários lindos e criticas são sempre muito bem vindos. É isso gente, até a próxima!

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário:

  1. "ATENÇÃO, TEXTO CONTÉM SPOILERS!!!"

    Olha Mega Tributo, o coleguinha aqui seguiu meu conselho ou talvez ele até já fizesse isso, mas costumo ignorar as matérias sobre o SURVIVOR. Por isso, nem li o resto. Seria bom que vc usasse isso, quando fosse dá spoillers do BBRA ou de qualquer outro reality. Acho um absurdo a pessoa impor que o Survivor é melhor reality de todos os tempos. Isso é uma questão de gosto e é muito pessoal.

    ResponderExcluir