terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Bruna Entrevista: 9x96 - Roberta Campos


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Convidamos a querida Roberta Campos para conversar um pouco sobre a sua carreira e suas experiências no reality show "Canta Comigo" da Record. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: A grande parte das pessoas que trabalham no meio musical recebeu influência durante a infância. No seu caso, como e quando foi que a música entrou em sua vida?
Roberta Campos: Aos 5 anos de idade eu vi meu tio cantar e tocar violão! Dali pra frente eu só me lembro dessa paixão e vontade de tocar violão também! Eu sempre amei muito a música, adorava ouvir rádio, acompanhar os encartes dos discos! Quando eu fiz 11 anos, meus pais se separaram e fui morar com meus avós! Eu ficava sempre triste pelos cantos, então minha tia me levou num vizinho para aprender alguns acordes, dali pra frente não parei mais e fui trilhando meu caminho, fazendo tudo para que eu pudesse viver de música, pra música! Construindo assim esse mundo pra mim! Além desse meu tio, que é irmão da minha Vó, os irmãos dela, o pai dela, tios, primos... todos tocavam algum instrumento! Ela sempre me contou que eles se reuniam todas as noites na porta da casa dos pais dela para tocar e cantar!

Bruna Jones: Nem todo início de carreira costuma ser da maneira que idealizamos. Como você lidou com as dificuldades do ramo até conseguir alcançar uma estabilidade?
Roberta Campos: Eu venho de uma cidade e família muito simples! Tive muitas dificuldades em minha vida! Foi muito difícil ter acesso a cultura na minha cidade! Lá não tinha se quer uma livraria, uma loja de discos, uma biblioteca. Então, eu sempre me virei do jeito que eu podia! Aprendi meu violão praticamente sozinha, pois além daquelas aulas de violão com o vizinho, eu tive meu estudo com as canções que ouvia no rádio, aprendendo acordes novos que eu via os músicos tocarem na TV! Com revistas de cifras e muita força de vontade! Trabalhei com muitas coisas até chegar no momento de cantar as minhas músicas! Num deposito de material de construção, fui técnica de urna eletrônica, digitei muitos trabalhos escolares e de faculdades, dei aulas de violão e de computação! Sempre me virei! Mesmo quando eu toquei nos bares, que foi por volta de 10 anos, eu trabalhava com outras coisas para inteirar a minha renda! Nunca me desanimei, sempre acreditei, porque sempre fiz muito pelo meu trabalho! Aprendi a tocar violão, cantar e a compor! Sempre fui autossuficiente e sempre faço de tudo para minha música, ainda hoje! Hoje eu trouxe o meu empresariamento pra mim e chamei a Marina para trabalhar comigo! Então além de todo desenvolvimento musical, hoje cuido da minha carreira mais do que nunca! 


Bruna Jones: Quais são as suas principais referências do mundo musical? Quais artistas você costuma se inspirar para montar seu trabalho?
Roberta Campos: Paulinho Nogueira, Beto Guedes, Milton Nascimento, 14 Biss, Lô Borges, Beatles, Nick Drake, Joni Mitchell, Sheryl Crow, Legião Urbana, Djavan, Marisa Monte! Quando eu era pré-adolescente, ouvi muito o Kid Abelha! Tenho um Pop bem presente na minha música, acho que se deve a isso! Ouvi e ouço muita coisa!

Bruna Jones: Em 2010, você lançou o álbum "Varrendo a Lua" que te projetou nacionalmente. Uma das músicas, "De Janeiro a Janeiro", parceria com Nando Reis, chegou a ser trilha de várias novelas. Como foi toda essa experiência para você?
Roberta Campos: Eu fiz "De Janeiro a Janeiro" em novembro de 1999, eu ainda morava em Minas Gerais! A canção completou esse ano 21 anos! Sempre foi muito bem recebida nos lugares que eu cantava, mesmo na época que a apresentava nos barzinhos! A primeira gravação dela, foi num EP que gravei na banda que tinha em Sete Lagoas/MG! Depois fiz uma versão acústica no meu disco independente de 2008, o "Para Aquelas Perguntas Tortas", que foi um disco que gravei na minha casa! Em 2010 eu lancei o meu disco de estreia, o "Varrendo a Lua", pela gravadora Deck! Na época da produção do disco, ouvindo "De Janeiro a Janeiro", me veio a ideia de chamar o Nando Reis para cantar minha música comigo! Ele foi muito legal e generoso e mesmo sem me conhecer, aceitou o convite! Acho isso incrível, o poder da canção! O Nando fala que amou a música e a minha voz! Foi bem importante ter o Nando cantando comigo naquele momento em que eu estava chegando! As pessoas vieram ouvir o nosso dueto e acabaram se interessaram também a ouvir mais o meu trabalho! 

Bruna Jones: Em 2016, você foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com "Todo Caminho É Sorte" (2015) e ainda teve a música "Minha Felicidade" novamente fazendo sucesso e em trilhas de novelas. Como foi vivenciar essas experiências e ver que todo o esforço havia valido a pena?
Roberta Campos: O disco "Todo Caminho É Sorte" me deu muitas coisas boas! A começar que ele foi uma forma muito bonita de expressão da minha liberdade! Eu estava em um momento muito intenso da minha vida e ele marca esse fim de ciclo e o inicio de uma vida muito bonita! Acredito que por isso ele me da tantas coisas boas! São 5 músicas em trilhas de novelas, saídas desse disco, sendo que "Minha Felicidade "a minha primeira música em uma abertura de trabalho! Ele tocou muito, fiz muitos shows desse álbum e a indicação ao Grammy foi a cereja desse momento bonito da minha vida e da minha carreira! Eu fiquei extremamente feliz e quero muito repetir essa felicidade! 


Bruna Jones: Atualmente você participa como uma das juradas do "Canta Comigo Teen", programa de talentos da RecordTV. Como foi que surgiu esse convite? Você o aceitou de imediato, ou houve uma hesitação inicial?
Roberta Campos: O convite veio através da produção do programa e eu aceitei na hora, porque eu sempre quis participar de um reality show musical! Ainda mais quando soube que seriam crianças! É muito legal fazer parte desses 100 jurados, estar junto com tantas crianças ativas e talentosas! Uma experiência e tanto! Aprendi muito ali! Como funciona a gravação de um programa, como segurar toda emoção enquanto você avalia crianças! Foi demais! 

Bruna Jones: Como é dividir uma bancada com mais 99 pessoas de opiniões diferentes? Qual a parte mais difícil de trabalhar com tanta gente assim?
Roberta Campos: É muito interessante! Porque cada pessoa tem uma reação, porque cada um sente a música de um jeito, vê as crianças de um jeito também! A parte mais legal é o respeito de cada um com a opinião do outro e o carinho ao julgar crianças! 

Bruna Jones: Com tanta gente assim, devem existir várias histórias bacanas de bastidores, não é? Você pode nos contar alguma?
Roberta Campos: Sempre rola uma história, apesar da gente dessa vez ficar bem isolados, por causa da pandemia! O mais legal que aconteceu foi a galera imitar as pessoas que falam usando muito as mãos! Foi engraçado! Mostrou em alguns episódios! Dei muita risada! 


Bruna Jones: Sendo artista e tendo passado por vários testes na vida, quais critérios você usa para julgar os candidatos que se apresentam no programa?
Roberta Campos: Sinceramente, eu fui com meu coração! Me tocou, eu levantei e cantei junto! Acho que com crianças a coisa fica um pouco diferente! Claro que em um dado momento eu tive que fazer algumas escolhas, mas sempre foi usando o meu coração! 

Bruna Jones: Estamos vivendo nesse momento uma pandemia mundial, e isso, com certeza, modifica um pouco dos nossos planos e rotinas. Como isso interfere no seu dia a dia e na sua carreira?
Roberta Campos: No primeiro momento eu fiquei bem quietinha e tive até um bloqueio criativo, depois eu comecei a compor muito! Fiquei em casa, mas não parei de produzir! Fiz muitos vídeos, dei muitas entrevistas, cantei na janela, fiz lives de shows, lives de entrevistas, lives beneficentes... Gravei e lancei um EP, que se chama "Só Conheço o Mar", no dia 11/12 e gravei um álbum que está pronto e guardado para ser lançado quando os dias melhorarem e os shows voltarem a todo vapor! O que me interferiu mesmo foi o não poder ir para estrada, fazer os shows, viajar pelo Brasil e pelo mundo levando minha música! Esse ano eu tinha muitos planos! Mas 2021 eles continuam e vou colocar tudo em prática novamente! 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Agradeço o carinho comigo e com minha música! Que 2021 seja lindo e cheio de amor!" e para quem quiser continuar acompanhando nas redes sociais é só buscar no Instagram por @robertacamposoficial, no Facebook é @robertacamposmusica, no Twitter é a @robertacampos e no Youtube por Roberta Campos, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário