segunda-feira, 13 de julho de 2020

In Memoriam: A despedida de Naya Rivera (e Joseane Paiva)


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Espero que sim! Infelizmente a matéria de hoje não é muito feliz e eu não queria de forma alguma ter que escrever, mas... Aqui estamos nós. Como todo mundo que acompanha o blog sabe, desde o meio da semana passada que a atriz Naya Rivera estava desaparecida em um lago após sofrer um acidente e seu filho ser encontrado em um barco sozinho. Foram longos dias com diversas autoridades fazendo longas buscas, sua família, seus amigos e seus fãs aflitos sem saber de certo o que estava acontecendo e hoje, no dia 13 de julho, a noticia que a gente já esperava, porém torcia para que não fosse verdade, se concretizou: A jovem atriz acabou falecendo neste acidente.

Naya Rivera foi uma das estrelas do seriado "Glee" no qual ela começou como basicamente figurante e pelo seu talento rapidamente conquistou status de protagonista, a personagem que ela interpretava, Santana Lopez, foi um ícone para a comunidade LGBTQ+ e eu diria que para as mulheres héteros também, pois era uma personagem forte, decidida, batalhadora e que mesmo que em seus momentos falhos, buscava crescer e aprender cada vez mais, sei que "Glee" não teria sido o mesmo sem a personagem e muito menos sem a atriz. Sei que os bastidores da série não eram dos melhores, como muitos de nós conferimos no mês passado ao longo de uma série de tweets, não é mesmo? E que por causa disso, a Naya acabou saindo do elenco principal na sexta e última temporada da série, infelizmente...


Mas hoje me aqueceu o coração ver o elenco postando homenagens e usando palavras tão gentis para descrever o convívio deles com a atriz, falando por mim, eu sei que vou sentir bastante a falta dela, principalmente pela sua voz, a maioria das músicas que ela cantou na série ainda fazem parte do meu dia-a-dia e a única coisa que me deixa com um pouco de tranquilidade no momento é que eles encontraram o corpo dela no lago e que a família, amigos e fãs vão poder ter um encerramento concreto sobre esse assunto, a ideia de que algumas notícias trouxeram nos últimos dias, me deixava bem apreensiva e triste, em relação a tudo. Então eu só imagino que se para mim, que sou apenas uma fã do trabalho estava me sentindo assim, para os familiares deveria estar sendo bem pior. Espero que eles encontrem algum conforto e que possam seguir em frente da maneira mais saudável possível.

Para quem acompanhava a moça apenas aqui no blog, Naya Rivera se chamava Joseane Paiva no nosso "BBRAU", inclusive a moça era atual participante do "Big Brother Realidade Alternativa All Stars 2" quando tudo isso aconteceu e eu achei no momento que a melhor decisão era retirar ela da trama, apesar de faltar duas semanas para o termino e do fato dela ter diversos torcedores, mas pessoalmente falando, não me sentia confortável em continuar escrevendo e fico feliz que aparentemente todo mundo entendeu a situação. Eu pedi para o MegaTributo e a Bianca C. que são dois colaboradores do blog e também leitores e torcedores das histórias que escrevo, falarem um pouco sobre o que significava a Joseane Paiva para eles. Confiram agora o texto feito pelo MegaTributo e por Bianca C.


MegaTributo: "É difícil falar sobre a Naya Rivera com tudo isso que aconteceu desde quarta-feira. É muito triste pensar que uma mulher tão nova, cheia de aventuras para viver, com um filho tão pequeno, tenha nos deixado daquela maneira. Com isso, resta a nós rezar, orar, torcer, o que for, e desejar forças aos familiares e amigos da atriz, que tiveram suas vidas completamente mudadas do dia para a noite. E, além disso, é nosso dever lembrar e homenagear a Naya e seus personagens que nos marcaram sempre que possível. Nunca vi a série que a deixou tão conhecida, Glee, e infelizmente não tive o prazer de acompanhá-la como Santana Lopez. Porém, aqui no blog, a acompanhei como Joseane Paiva, participante do BBRA12 e do BBRA All Stars 2.

Joseane entrou na temporada apelidada de “De Férias com o Ex” do BBRA, ao lado de seu ex-namorado, Leandro Datto. Logo em sua biografia pudemos perceber que a moça não viria para ser apenas mais uma e não deu outra. E olha que em um elenco composto por 36 pessoas, não era tão fácil assim se destacar. Isto é, se você não fosse a Joseane. De cara parecia que ela poderia acabar caindo no clichê da barraqueira do programa, mas pouco depois ficou claro que a sua complexidade seria muito maior. Joseane não saía gritando como louca por motivo algum ou somente por ser contrariada e votada, talvez como alguns de nós leitores (eu me incluindo) achamos que faria. Não, todas as suas discussões, desentendimentos e até barracos foram totalmente pensados e certeiros. Com isso, Jose se tornou uma personagem muito original, e fazer isso depois de tantas temporadas não era tarefa fácil. Afinal, uma “barraqueira sensata” não se vê todo dia.

Logo vimos a formação de um grupo formado por Joseane, Juliano, Luciana, Cássio e Luka, os “diferentões” da edição. Grupo esse que não teve medo de peitar e enfrentar os preconceitos e as hipocrisias do grupo rival, composto pelas santas do pau oco e cuja principal tarefa era julgar o comportamento alheio. Tudo que faziam as incomodavam e as insultavam, simplesmente por serem livres e não estarem dentro do padrão comportamental (e de aparência, talvez) que as madames queriam. Kelly pode até ter se arrependido na reta final, mas por um tempo ela esteve junto das outras. Infelizmente, o grupinho acabou se desfazendo com o tempo. Um paredão entre apenas eles mesmos fez com que a eliminação de Luciana, a melhor amiga de Joseane lá dentro, acontecesse, e Luka e Cássio, os com menos destaque do grupo, saíram ainda na primeira metade da temporada. Apenas Juliano resistiu ao lado de Joseane, e ambos foram muito longe.

É preciso falar, é claro, do relacionamento de Joseane com Leandro. Isso porque ele era um dos personagens mais insuportáveis da edição. Não fazia nada útil e só reclamava por estar na condição de ex da Jose, que competia em provas e disputava o prêmio maior. Porém, quando teve chances de roubar a vaga dela, falhou miseravelmente. Dito isso, Joseane era tão carismática e forte com o público que mesmo estando com um encosto desse preso a ela por conta da dinâmica da temporada, conseguiu chegar à reta final. No último paredão da temporada (e que foi o seu quinto), em que enfrentou Breno e Juliano, ela e Leandro foram eliminados e barrados da final. Possivelmente essa foi a maior injustiça da temporada, já que ela foi com certeza um dos maiores nomes de uma edição marcada pela hipocrisia de Nicole e Kelly, o romance de Cláudio e Raphael (com Íris servindo de cupido) e ela, falando tudo o que todo mundo queria dizer, na hora e na medida certas, mas que a maioria não tinha coragem. Uma grande participação, não é mesmo?

Eis que chegamos à temporada atual, a segunda composta por um elenco apenas de ex-participantes, cujo elenco teve nossa participação para ser concluído. Incluída no grupo das vilãs, Joseane teve que competir com outras catorze mulheres por míseras três vagas. E não é que ela conseguiu? Gosto até de pensar que foi a mais votada. Afinal, quem eram Marcela e Dora perto dela na história do BBRA? Porém, nada foi fácil e Jose teve que começar no segundo andar e em paredões automáticos. Acho que aqui foi o pior momento da personagem, que chegou até a ser um pouco chata por conta das incessantes reclamações por estar no segundo andar e não no elenco oficial de cara. Acabou não tendo tanto destaque além desses momentos, o que é compreensível, já que 32 participantes passaram pela temporada, e achei que poderia ser eliminada. Imaginem minha surpresa quando ela foi a mais votada no paredão do Sem Saída da terceira semana, justo quando havia um twist de que o mais votado iria ao elenco oficial direto. A partir daí, só coisas boas vieram.

Firmando a parceria que vinha ensaiando com Viviane e Dora enquanto estava no segundo andar, Joseane e suas duas amigas formaram o trio do pop da edição. E digo isso com tranquilidade. As três vilãs eram impagáveis juntas e nos renderam momentos incríveis, fosse durante as festas, no quarto do líder (onde passaram diversos momentos, visto que Dora e Joseane foram as maiores vencedoras de provas do líder), destruindo com argumentos (afinal, estamos falando de Joseane, né?) diversos outros competidores, ou tentando desesperadamente que o grupo dos vilões se juntasse para terem uma chance. As três caíram em um grupo falido, com Ariane e Carolina querendo de início jogar sozinhas, com Frederico abandonando o barco e jogando pelos heróis por conta de não gostar de Nicolau e Sharon (e se mantendo irredutível mesmo após a eliminação dos dois), com Yasmin perdida na primeira semana... E, mesmo assim, os vilões quase conseguiram vencer a disputa de grupos. Não posso falar pelos outros votantes, mas sei que eu contribuí com isso apenas por Joseane, Dora e Viviane. Era difícil não gostar das três e não querer que elas tivessem um momento de paz. Aqui vimos uma Joseane que dividia as atenções e seus destaques junto de Dora e Viviane, ou seja, diferente daquela do BBRA12, que roubava totalmente a cena e deixava seus aliados às suas sombras, mas igualmente incrível. Afinal, a melhor a melhor parte de se ter ex-participantes queridos é que eles contem algo novo e saiam da mesmice, não é mesmo?

Chegando à reta final do BBRAAS2 e iniciada a fase individual, eu tinha para mim que Joseane chegaria à final. Aqui o trio do pop deu uma balançada por conta do jogo sujo de Frederico, que quis colocar Viviane contra as amigas. Mesmo assim, sempre estive na torcida de que as três se uniriam mais ainda e acabariam com ele. Uma pena que Viviane acabou eliminada no paredão que foi, para mim, o com o resultado mais injusto da temporada. Mas ok, vida que segue, e agora um duo do pop, eu tinha quase certeza que Dora e Joseane, caso conseguissem escapar de um paredão duplo, estariam na final. E eis que tudo aconteceu. No dia 8 de julho, Naya Rivera havia desaparecido e, infelizmente, o final dessa história nós já sabemos. Bruna tomou uma decisão difícil, mas acertada, de encerrar a participação da Joseane na temporada, em respeito à atriz e a todos que a amavam. Aquele episódio foi o mais difícil de ser lido, com Joseane saindo por conta de um acidente envolvendo familiares, mas com a gente sabendo o real motivo.

Não sei se Joseane iria realmente chegar à final ou até mesmo vencer a temporada. Isso dependeria da escrita da Bruna e da vontade dos leitores votantes. Mas sei que, independentemente do que acontecesse, Joseane já estava marcada como uma das maiores participantes que o BBRA já viu. O reality serve principalmente para nos entreter, nos divertir com aqueles personagens “interpretados” por artistas que conhecemos (ou não). Mas se prestarmos bastante atenção, fica fácil de perceber que ele transmite muito mais que isso. E todo o mérito disso, é claro, vai para a Bruna Jones. Torcemos, amamos, detestamos, não nos importamos, salvamos, eliminamos, tudo baseado no que aqueles personagens nos passam, no que sentimos ao vê-los em seus piores e melhores momentos. E Joseane Paiva me passou apenas as melhores coisas desde sua primeira participação, em que se impôs contra o grupo das preconceituosas, defendeu seus amigos até o fim e se mostrou uma pessoa incrível. Já no All Stars, talvez de início tenha reclamado um tantinho a mais do que precisava, mas quem é perfeito? Novamente foi um exemplo a ser seguido de que se pode ter personalidade forte sem ser grosso ou surtar com as pessoas. E mais, mostrou o quanto somos melhores ao lado de nossos amigos. O quanto se divertir como se não houvesse amanhã ao lado de quem se quer bem e te quer bem também, é maravilhoso. Sou muito grato a tudo que Joseane representou para mim, e me despeço da personagem com um aperto no coração de saber que ela e, principalmente, Naya, mereciam muito mais. Que Naya Rivera seja para sempre lembrada por aqueles que a amavam e amaram todas as suas personagens. Que Santana Lopez seja para sempre lembrada por aqueles que a acompanharam por tantas temporadas em Glee. E que Joseane Paiva seja para sempre lembrada por nós, leitores e amantes do BBRA, como uma participante incrível e que nos mostrou tantas coisas importantes. Eu sei que eu jamais a esquecerei."


Bianca C: "Desde 2015, entrar aqui para acompanhar as histórias criadas para o universo criativo da Bruna se tornou um dos melhores hábitos do meu dia. Eu conheci pessoas que se tornaram minha família, me diverti com os comentários sem nexo e me apeguei profundamente a cada ser humano que a Bruna construiu durante os episódios do “Big Brother Realidade Alternativa” e seus derivados. São cinco anos de envolvimento com as histórias de Bárbara, Natasha, Pietra, Joseane... Joseane Paiva. É por ela que eu venho chorando todos os dias desde que saiu a notícia de que a sua intérprete, a Naya, havia desaparecido em um lago (“afunde-me no rio ao amanhecer”, assim como If I Die Young).

A Joseane surgiu numa temporada totalmente diferente daquilo que a gente estava acostumada a acompanhar. Eu lembro que o público foi pego de surpresa com mais de 30 participantes dentro do confinamento. Dentre tantos rostos e perfis, era difícil não ter uma torcida inicial por ela porque eu já conhecia aquela carinha de quem iria subir em qualquer móvel da casa para berrar sua opinião para quem quisesse ouvir (e não quisesse também). Dançou como se não houvesse amanhã, gritou suas convicções para quem as contestava, abraçou seus amigos, chorou quando eles foram eliminados, rivalizou com muita gente... É o tipo de participante que merece quantos retornos foram necessários. 

Eu só não imaginei que essa segunda participação fosse ser tão dolorida. Não sei quantos leitores “fantasmas” votam nas enquetes, mas preciso agradecer a cada um que deixou votos para que ela pudesse retornar nesse segundo “All Stars”. A gente mal podia imaginar que essa seria a última vez que ela iria brilhar aqui. O último episódio com participação dela foi o mais dolorido que eu já li em todos em cinco anos. A cada vez que o nome dela surgia, eu ficava pensando: “Meu Deus, será que já é agora?”. E foi. Foi o primeiro fim de história pra algum personagem do “Big Brother Realidade Alternativa”. Não é fácil acreditar que a gente nunca mais vai ter ela dançando e bebendo com Dora e a Viviane.

Dói muito ter que escrever um texto de despedida como esse. Dói de uma maneira que eu nunca pensei que pudesse ser possível. Eu pedi muito pra que tudo isso terminasse bem e ela pudesse retornar em mais temporadas, mas nem tudo está em nossas mãos. Bruna, muito obrigada por ter nos presenteado com essas duas temporadas de um ícone, de uma Joseane que a gente vai levar nos nossos corações enquanto essa franquia ainda existir. É uma personagem que sai cena tão prematuramente, mas entra para a história. A primeira estrela no céu no “Big Brother Realidade Alternativa Universe”. Que descanse em paz, ciente de que a amamos mesmo depois do fim.

Life ain't always what you think it ought to be. And I'll be wearing white when I come into Your kingdom. I'm as green as the ring on my little cold finger. I've never known the lovin' of a man, but it sure felt nice when he was holding my hand. There's a boy here in town, says he'll love me forever. Who would have thought forever could be severed by the sharp knife of a short life, well. I've had just enough time. So put on your best, boys, and I'll wear my pearls. What I never did is done. If I die young, bury me in satin. Lay me down on a bed of roses. Sink me in the river at dawn. Send me away with the words of a love song. So put on your best, boys, and I'll wear my pearls."


Bom, queridos leitores... Depois disso tudo só me resta dizer que vocês já devem ter percebido que eu nunca escolho atores que já faleceram para fazer parte do "BBRAU" não é mesmo? Pois não me sinto confortável em escrever um personagem nessas circunstancias e esse acontecimento com a Naya é algo inédito que me acontece desde que comecei a escrever esse universo em 2015, sendo assim, concluí que essa também é uma despedida da personagem Joseane Paiva, infelizmente ela não retornará em algum momento no futuro, é uma pena, pois era uma personagem que eu realmente gostava de escrever, uma pena que tive pouco tempo para desenvolver ela melhor. Espero que vocês entendam e espero principalmente que os familiares, amigos e fãs da Naya estejam bem e que ela descanse em paz, sabendo que será sempre amada e lembrada, nunca esquecida! 💙

Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

10 comentários:

  1. Muito triste isso tudo que aconteceu com a Naya Rivera. Achei muito lindo o texto da Bianca sobre a trajetória da Joseane, li como se tivesse ouvindo a voz da Bianca e olha que nem conheço.

    ResponderExcluir
  2. O Mega Tributo fez um bom texto, mas falhou ao deixá-lo muito grande e dá vários spoilers do BBRA12 que eu não acompanhei e tbm não gostei dele aproveitar esse texto para atacar o Frederico em véspera de paredão numa votação que pode está acirrada, já que no episódio, vários personagens pediram votos a favor da Jéssica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em responder ou não, só mandar tomar no cu ou não, mas vamos lá.

      1. Você não precisava ler o texto todo se não quisesse, viu? A Bruna me pediu pra escrever sobre o que a Joseane significou para mim, e achei importante contar sobre suas trajetórias, já que a personagem me marcou. Sim, ficou um texto grande, mas quis pontuar o quão marcante ela foi para essa realidade alternativa.

      2. Sobre os spoilers do BBRA12. Repetindo, quis contar as trajetórias delas em ambas as suas temporadas. O BBRA12 foi concluído a mais de meio ano, teve um especial do "A Eliminação" sobre ele e Joseane, Íris (A VENCEDORA!!!), Raphael e Ivan participaram do All Stars 2. Não é spoiler se está em todo o lugar. Você não o leu porque não quis.

      3. MAIS UMA VEZ, quis contar a história da Joseane. E Frederico esteve com ela no BBRAAS2 e TENTOU SIM, COM SEU JOGO SUJO, envenenar a amizade de Dora, Joseane e Viviane. Isso é óbvio para qualquer um que leia e tenha um mínimo de discernimento. Se você não tem, eu lamento.

      Aliás, o que mais lamento é você achar que há necessidade de falar umas merdas dessas em um post de homenagem a uma personagem cuja atriz que a "interpreta" recém faleceu. É podre. Porém, suponho que esteja bem dentro do seu normal.

      Excluir
    2. Querido Mega Tributo, vc tem que aprender a receber críticas e melhorar com elas, fiz críticas construtivas. Frederico não fez jogo sujo, a Viviane vinha por último no trio sim e ele só jogou isso na cara dela. Odeio spoiler, vc podia ter feito que nem a Bianca, a Bianca lindamente falou da trajetória da Joseane sem dá spoiler. E não faz mais de 1 ano e meio que o BBRA12 foi concluido, ele foi foi concluido no final de 2019 a 7 meses atrás. Vc me recomendou a ler e eu tava cogitando por causa da obesa Luciana, mas vc contou demais e perdi a vontade momentaneamente. Se inspire na Bianca e manere nos spoilers.

      Aliás, eu lamento você achar necessário falar mal do Frederico nesse post de homenagem, foi desnecessário.

      Eu não era necessário ler todo, mas quis pretigiar seu texto e me chatiei com os spoilers e o especial A eliminação do BBRA12, eu não tinha assistido. Fique em paz!

      Excluir
    3. E vc ainda fez questão de dá mais spoiler gritando que a tombada Iris venceu o BBRA12, como que é uma vencedora vaza tão rápido de uma edição All star, hein?
      Posso ter sido infeliz em comentar isso aqui, mas a nenhum momento faltei com respeito com a Naya Rivera, como vc quis insinuar ao dizer que foi podre. Mais tarde, após o resultado do paredão, eu apago, se eu refletir que é o necessário. Contanto que vc em seguida tbm apague a resposta, para quem for ler, não ficar sem saber o que foi escrito antes da sua resposta. Dica para os próximos textos, COLOQUE CONTÉM SPOILLER, se tivesse esse aviso, eu teria parado de ler.

      Excluir
    4. http://odiariodebrunajones.blogspot.com/2019/12/bbra-12x94-big-brother-realidade.html?m=0

      Com esse link eu provo que a FINAL DO BBRA12 foi em 24/12/2019, a 7 meses atrás e não a 1 ano e meio atrás.

      Excluir
    5. MegaTributo disse que faz mais de meio ano que o BBRA12 acabou e não 1 ano e meio, você leu errado.

      Excluir
    6. Se você não melhora seu preconceito, suas atitudes e falas asquerosas independentemente de quantas vezes várias pessoas te apontem isso, não vou ser eu que vou "melhorar" com a sua crítica de que um texto meu em homenagem a uma personagem querida ficou muito grande.

      Excluir
    7. Verdade Bruna, acabei de conferir. Li na pressa e li errado, com isso, me equivoquei e peço desculpas por isso.

      Excluir
  3. Sobre o último parágrafo da Bruna, eu tinha essa curiosidade se já tinha acontecido de algum intérprete do BBRA já ter falecido depois que a edição saiu do ar. No caso, foi um fato inédito, lamentável, trágico e triste.

    ResponderExcluir