quarta-feira, 17 de março de 2021

Bruna Entrevista: 10x32 - Victor Castelo


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da terceira temporada do "MasterChef" da Band, estou falando do querido Victor Castelo que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Antes de o programa iniciar você era publicitário, não é? O que lhe levou a escolher essa área da comunicação como profissão? O sonho de seguir a gastronomia sempre esteve aliado a ela, ou foi surgindo ao longo do tempo? 
Victor Castelo: Isso. Eu sempre gostei muito de criatividade. Tudo na minha vida eu sempre tentei seguir o lado mais "criativo". Eu me encantei por propaganda no ensino médio e quando entrei na faculdade já sabia que queria vir morar em São Paulo, pois era aqui que o mercado era maior e com mais possibilidades. Então a criatividade sempre esteve presente em minha vida, foi assim no trabalho e foi assim no meu jeito de cozinhar. Essa curiosidade de fazer diferente foi despertando em mim uma paixão ainda maior pela cozinha e vendo que daria pra chegar mais longe do que apenas brincar com o meu fogão. E criatividade era a minha proposta no programa. Eu não queria jogar o jogo com a regra embaixo do braço, tentei inovar sempre em todos os pratos que eu fiz, não seguir nenhuma regra nem padrão. E tanto que a única prova que eu tive que seguir um padrão eu me sai mal e fui eliminado. hahahaha...  

Bruna Jones: Em 2016, você se aventurou a participar da terceira temporada do “MasterChef Brasil”. O que lhe motivou a se inscrever? Já havia assistido as temporadas anteriores do reality? 
Victor Castelo: Meus amigos sempre falavam que eu deveria tentar me inscrever. Então, eu estava em um ano diferente tanto na minha carreira, como na minha vida pessoal. A agência que eu trabalhava tinha passado por muitas mudanças que eu não concordava e eu resolvi me arriscar nessa outra área. Eu era um grande fã do programa, assisti as duas temporadas anteriores a minha, então eu queria fazer parte daquilo. Apesar de achar que não conseguiria entrar. 


Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Para você, como foi enfrentar todas essas etapas? Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante as provas do programa? 
Victor Castelo: Realmente, é uma maratona muito exaustiva. Cozinhar, provas, fotos, filmagens, etc, o psicológico abala um pouco. Chegávamos pra gravar muito cedo e saíamos tarde, então era sempre um pouco complicado. Mas eu tirei isso de letra, porque o clima no camarim era muito legal, todo mundo muito parceiro. Quanto aos comentários dos pratos eu sempre levei numa boa, porque, primeiro era um aprendizado enorme pra mim, mesmo não concordando com algumas coisas. Eram as visões de uns dos melhores cozinheiros do país. Segundo, que eu sabia que ali era televisão e eles eram, de certa forma, personagens. 

Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef Brasil"? 
Victor Castelo: Sim, eu tive que pedir férias e depois uma licença do trabalho, que inclusive eles deram o maior apoio. Além de não ter vida social pelo tempo que eu fiquei lá. Saía do estúdio e ia pra casa estudar, de vez em quando conseguia ir num restaurante, bar, etc. 

Bruna Jones: Sabemos que os três jurados do programa não têm contato com os participantes fora das gravações para que se mantenha certa neutralidade. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin? 
Victor Castelo: A relação com o Jacquin e o Fogaça era a mais aberta de todas. Eles brincavam com a gente, sempre conversavam e ao final do programa até fomos em uns bares com o Jacquin. A Paola já era mais reservada, ficava muito no camarim dela. Mas era sempre muito educada e solícita. 


Bruna Jones: Você acabou eliminado em uma decisão dos jurados que o público questionou, afinal, na prova eliminatória da semana anterior, de fazer um bolo de três camadas, o futuro campeão da temporada, Leo Young, havia feito um com apenas duas, e mesmo assim ele permaneceu na competição. Já você, foi eliminado mesmo tendo o prato com melhor sabor, mas com erros técnicos. Considera que foi uma decisão justa, visto que poucos episódios depois outra competidora, a Gabriella Pálinkás, acabou eliminada por não cumprir as regras de uma prova, parecido com o que Leo havia feito? 
Victor Castelo: Na época eu falei que não sabia se era um mérito de justiça ou não. Mas claramente era uma falta de critério dos jurados e do programa. E isso se repetiu em todas as outras edições. Hoje vejo que foi uma das decisões mais injustas das temporadas. Afinal, se o critério fosse usado corretamente, o Leo (que cozinha muito, diga-se de passagem, e mereceu o título) teria sido eliminado na prova do bolo pelo Fernandinho. Então, acho que foi injusta e faltou critério. 

Bruna Jones: Ao término do programa, o que mudou na sua vida? Quais as principais diferenças entre o Victor de antes e o de depois do “MasterChef Brasil”? 
Victor Castelo: Acho que o principal foi ter tido uma nova experiência, uma experiência completamente diferente de tudo o que eu já experimentei na minha vida. Ela me fez entender a paixão que eu tenho pela minha profissão, ser publicitário, e entender que a cozinha sempre vai estar na minha vida. Hoje como um hobby, mas um dia de algum outro jeito. Então, eu saí do programa mais maduro e mais certo do meu futuro profissional.

Bruna Jones: Que dicas você daria para os participantes de uma nova temporada do “MasterChef Brasil”?
Victor Castelo: A primeira é: estudem. A segunda é: arranjem um jeito de cativar o público/o programa (jurados e direção), porque isso vai ajudar em um eventual critério de desempate na hora de mandar alguém embora ou até mesmo voltar numa repescagem. 


Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo? 
Victor Castelo: Na época que eu saí, respondi uma pergunta similar e minha resposta foi não. Hoje, eu não sei. Mas com certeza pensaria com carinho. 

Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. Para esse novo ano que está se iniciando, você já tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco? 
Victor Castelo: Meus projetos agora estão todos focados em propaganda. Mas sempre faço algo relacionado à cozinha, seja no Instagram ou eventos. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho, olha só: "Queria manda um beijo pra todo mundo, espero que vocês tenham curtido essa entrevista. E se quiserem saber mais sobre mim, é só seguir o @victor_castelo no Instagram." e para quem quiser entrar em contato para assuntos profissionais, é só enviar um e-mail para victor_ncb@hotmail.com, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário