quarta-feira, 31 de março de 2021

Bruna Entrevista: 10x38 - Vinicius Rossignoli


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da quinta temporada do "MasterChef" da Band, estou falando do querido Vinicius Rossignoli que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora! 

Bruna Jones: Antes de ficar nacionalmente conhecido, você trabalhava como consultor de marketing, não é? Como é que você conciliava a profissão e com o amor à gastronomia? Aliás, de onde surgiu essa paixão? 
Vinícius Rossignoli: Durante 15 anos dediquei minha vida ao ramo da comunicação, trabalhei com grandes empresas como Banco do Brasil, atendi contas importantes de publicidade e fui empresário no ramo de desenvolvimento de jogos digitais. Enquanto atuava com jogos aprendi como a parte química do corpo é importante. Fui convidado a trabalhar na maior empresa de shopping centers da América Latina e lá me especializei em neuromarketing, que, de maneira genérica, consiste em criar percepções de marcas através de estímulos químicos, sejam eles visuais, olfativos, do paladar ou sonoros. Até esse momento nunca havia passado pela minha cabeça trabalhar com gastronomia, mas como morava sozinho e precisava me virar, fui aprendendo algumas coisas. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de me inscrever para o MasterChef e desde então a vida mudou completamente. Sempre gostei de me arriscar na cozinha, e esse estímulo do programa me fez ver que havia algo mais escondido em mim. Hoje minha paixão pela gastronomia se dá pelo amor ao Cerrado e por descobrir todos os sabores que temos. 

Bruna Jones: Em 2018, você esteve brilhando na cozinha da quinta temporada do “Masterchef Brasil”. Quais foram as suas principais motivações para encarar esse desafio? 
Vinícius Rossignoli: Eu sempre fui muito competitivo. Se entro em uma competição é para buscar dar o meu melhor. Apesar de ser muito desgastante física e emocionalmente, a participação no programa me fez descobrir um potencial que eu não sabia que tinha. Aprender a lógica da gastronomia, ter contato com pessoas de grande conhecimento e encontrar uma função de vida foi o que mais me motivou a estar li dentro. 


Bruna Jones: Num modo geral, uma competição culinária costuma ser bastante competitiva e, obviamente, os jurados estão em constante busca por melhores resultados. Como foi a sua experiência com os comentários feitos sobre os pratos entregues durante o programa? 
Vinícius Rossignoli: Minha estreia no programa já foi bastante emocionante! Mesmo com um tarte tatin quebrado (por azar da hora de servir), o sabor chamou a atenção dos chefs e permitiu a minha entrada no programa. Já na primeira prova, por não conhecer o equipamento e também falta de atenção, queimei um chuchu e deixei o pato passar do ponto. O importante ali na cozinha é saber que muitos comentários são realmente construtivos, mas que é um programa de TV e que as tretas fazem parte do show e que não devemos ficar abalados com isso. É respirar, filtrar e seguir. 

Bruna Jones: Sabemos que os três jurados do programa não mantém contato com os participantes fora das gravações para que se mantenha certa neutralidade. Mesmo assim, ao longo das temporadas, pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin? 
Vinícius Rossignoli: Sou muito grato ao chef Fogaça e ao chef Jacquin. O chef Fogaça me convidou para trabalhar com ele e foi uma experiência incrível, que me ajudou a ser o que sou hoje. O chef Jacquin sempre foi muito presente e atencioso às minhas mensagens, me dando dicas e ajudando a trilhar o caminho. Já com a chef Paola não tive nenhum contato pós-programa, mas desejo sucesso nessa nova empreitada, agora que deixou o MasterChef. 

Bruna Jones: Como você lidou com toda a visibilidade que o programa trouxe para a sua carreira? Como é a sua relação com o público que te conheceu na TV? 
Vinícius Rossignoli: Sempre gostei muito de gente e aparecer no programa foi uma experiência curiosa. Andar pelas ruas e as pessoas te chamarem pelo nome é muito engraçado. Apesar de ser um programa de grande presença nacional, os amigos que me conheciam antes sabem que continuei a mesma pessoa. Participar de um programa como o MasterChef não te faz melhor que ninguém, muito pelo contrário, expõe seus defeitos. Por isso, humildade e gratidão são minhas bússolas nesse caminho até hoje. Vi muitas pessoas se perderem com a "fama", sem perceberem que aquilo é extremamente efêmero. Começou o próximo MasterChef, sua vez derrete. Felizmente o que construí com meu público foi muito sólido. Projetos reais e relacionamento real. Respondo com carinho a todos que entram em contato. Quanto mais somos conhecidos, mais a responsabilidade aumenta, pois mesmo sem sabermos passamos a ser referência para alguém. 


Bruna Jones: No ano passado, você esteve à frente das telinhas como apresentador do “Programa Sabores”, na TV Brasília. Como foi que esse projeto surgiu e como você classifica essa experiência? É algo que você se vê fazendo em mais oportunidades? 
Vinícius Rossignoli: O Programa Sabores foi uma benção de minha vida. Depois de descobrir que tenho orgulho do Cerrado brasileiro, o programa foi a janela para falar com o público sobre nossas riquezas. O programa evoluiu, aprendi bastante com ele e este ano iniciaremos um novo projeto junto com a TV Bandeirantes, seguindo o mesmo objetivo de valorizar e divulgar o Cerrado. Além disso, me tornei professor em uma universidade, colunista de gastronomia e diretor de uma associação de foodtech. 

Bruna Jones: Hoje em dia, você tem uma conta no Instagram com mais de 40 mil seguidores. Qual é a importância, no seu ponto de vista, das mídias sociais para quem trabalha com gastronomia? 
Vinícius Rossignoli: As mídias sociais são de grande importância para qualquer pessoa que precisa divulgar seu trabalho. Para mim em especial, como falo bastante de Cerrado, é um canal muito eficiente e direto. Apesar de sofrermos com os algoritmos que nos forçam a pagar para sermos vistos, apresentar ao público o que fazemos no dia a dia cria engajamento e confiança, além de permitir apresentar a evolução do que fazemos. 

Bruna Jones: Nos últimos anos, a “reciclagem” de participantes de reality show virou algo comum na televisão brasileira. Você aceitaria um convite para participar de “A Fazenda” ou “BBB”, por exemplo? 
Vinícius Rossignoli: Com certeza! Agora que já vivi uma experiência dessas, estarei muito mais preparado. Um reality desses permitira apresentar para um público ainda maior os trabalhos que estão em desenvolvimento. 


Bruna Jones: 2020 foi um ano atípico e, de certo modo, frustrante. Para esse novo ano que está se iniciando, você já tem algum projeto em mente? Há algo que queira/possa compartilhar conosco? 
Vinícius Rossignoli: 2020 realmente foi um ano muito complexo, principalmente para quem trabalha com gastronomia e eventos. Precisei olhar para dentro e refazer todo o planejamento, mas isso me possibilitou dar atenção a pontos estruturais do meu projeto. Dei foco ao Especial do Cerrado na TV e isso me fez conquistar o prêmio de personalidade do ano no DF. Agora para 2021 pretendo construir meu restaurante, consolidar o projeto de conservação do Cerrado que tem o potencial de se tornar o maior projeto de reflorestamento do mundo, concluir as pesquisas com alguns rizomas da região para produzimos uma farinha com potencial de erradicar a mortalidade infantil por desnutrição, tem o novo programa de TV e algumas dezenas de eventos. 2021 tem que valer por dois anos. 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Primeiramente, quero agradecer pelo convite. Foi um prazer poder participar dessa entrevista com vocês. Aos fãs, quero deixar meu abraço e dizer que não desanimem, pois até o ouro precisar passar pela prova de fogo para poder brilhar, e se você conseguiu chegar até aqui, levante a cabeça, bata a poeira, pense em quem é importante pra você e meta o peito porque nada cai do céu e a sorte/oportunidade só é percebida por aqueles que estão preparados. Conheçam o Cerrado e valorizem o Brasil. Nós temos muito a mostrar para o mundo." e para quem quiser continuar acompanhando, é só seguir nas redes sociais @chefviniciusrossignoli, beleeza?

Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário