quarta-feira, 10 de março de 2021

Bruna Entrevista: 10x29 - Gabriel Pita


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de conferir mais uma entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? E o nosso convidado de hoje é chef que participou da temporada do ano passado do "Bake Off Brasil" do SBT, estou falando do querido Gabriel Pita que vem compartilhar com a gente um pouco das suas experiências profissionais. Vem conferir tudo isso e mais um pouco, agora!

Bruna Jones: Você é chef confeiteiro e expert em café, certo? O que te motivou a escolher a área da culinária como profissão? Houve apoio da sua família? 
Gabriel Pita: Sim!! Na verdade me descobri confeiteiro, quando aos 25 anos resolvi fazer um curso de comissário de bordo, porém acabou pesando no orçamento e eu fiquei sem grana, foi aí que resolvi fazer doces no pote, com uma receita que minha Tia Néia, fazia quando eu era mais novo e eu amava!! Era um creme de leite condensado, com morangos misturados, por cima uma ganache de chocolate. Óbvio que foi sucesso! hahaha... 

Bruna Jones: Muitas pessoas acreditam que nessa área de confeitaria e culinária basta ter talento e boas receitas, mas sabemos que não é bem assim, é necessário ter estudos e muita dedicação, principalmente na hora de inovar, certo? 
Gabriel Pita: Eu acho que o talento e "mão" para confeitaria é 50%, os outros 50% você adquire com muito estudo e dedicação... Além de testes, que eu acho primordial para você encontrar "sua área" da confeitaria. Inovar é preciso sempre, pois ninguém quer mais comer o bom e velho brigadeiro básico, à medida que o mundo evolui, nossos costumes mudam, assim como nossa exigência para algumas coisas, principalmente quando se trata de alimentação. 


Bruna Jones: Inícios de carreira sempre costumam ser um pouco complicados por diversos fatores, principalmente em uma área na qual é preciso firmar uma clientela, não é mesmo? Como foi a sua trajetória até conseguir se manter estável na carreira? 
Gabriel Pita: Nossa área é muito concorrida e às vezes, muito ingrata, por exemplo: você vai lá, escolhe os melhores ingredientes, investe em cursos, noites sem dormir pesquisando e testando receitas, até que você cria um bolo INCRÍVEL... Aí alguém vai lá e vende mais barato, as vezes a briga nesse sentido é injusta, pois ou você baixa o valor e tem prejuízo, para poder acompanhar aqueles que usam produtos de qualidade duvidosa. Desde quando eu iniciei, SEMPRE optei pelos melhores produtos, muitos clientes achavam caro, mas quando se permitia provar não trocava mais! rs. O segredo é não deixar a qualidade de lado, dá um descontinho aqui, outro ali... Mas NUNCA usar ingredientes de qualidade duvidosa. Acho que foi isso que me mantém estável até hoje. 

Bruna Jones: Inclusive você representou o Brasil na Suíça em um campeonato de café pela empresa Nespresso, não é mesmo? Como foi essa experiência? 
Gabriel Pita: Eu sou movido a desafios! Quando iniciei minha carreira na Nespresso, fiquei sabendo desse campeonato e pensei "eu vou pra Suíça representar o Brasil!" Primeiro ano, fiquei entre os finalistas, porém não fui selecionado, no segundo ano, com ainda mais treino e dedicação: BINGO! Fui pra Suíça e lá foi incrível! Além da experiência de estar em um país muito desenvolvido, ainda tive uma conquista pessoal alcançada, estar entre os 28 melhores do mundo, levando em conta que tiveram mais de 12.000 participantes, já me sentia vencedor! Infelizmente não consegui levar o titulo, mas fiquei nos top 10! Resumindo, mais um fato que dedicação e estudo é TUDO! 

Bruna Jones: O seu trabalho exige muita criatividade para estar sempre inovando. Como é o seu processo de criação? 
Gabriel Pita: Eu tenho um paladar muito apurado (BEMMM CHATO!!) não é qualquer bebida ou alimento que me agradam, então no quesito sabor, eu me garanto sempre, porém não é só isso.. Preciso agradar os clientes e inovar. Eu sempre tento imaginar o que o cliente gostaria de provar e que seria uma experiência diferente pra ele e é aí que começa, penso em texturas, sabores, aromas e claro um visual atraente, pois a maioria das pessoas "comem com os olhos". 


Bruna Jones: Você costuma trabalhar com confeitaria e doces em geral... Quais são os seus doces favoritos? Tanto para criação, quanto para consumo. 
Gabriel Pita: O que eu mais me orgulho é ter recriado a receita de brownie, é um preparo que eu amo fazer e comer, posso garantir que quem prova, fica viciado! Além disso, gosto muito de usar frutas com uma certa acidez em meus preparos, pois acho que elas equilibram o sabor do doce, por exemplo, fiz um bolo pro meu casamento, que achei que talvez os convidados fossem reprovar, só que não, foi um sucesso!! Uma massa genoise que eu amo fazer, doce de leite e morangos! Amo fazer entremets e criar diferentes decorações para elas, sou um grande fã da confeitaria clássica, mas claro, dando um toque "a la Gabriel Pita" ahhaha... 

Bruna Jones: No último ano você esteve competindo no "Bake Off Brasil", o que te motivou a se inscrever no programa? Essa foi a primeira vez que você havia se inscrito em um reality show? 
Gabriel Pita: Eu me cobro muito sempre, minha maior motivação foi me desafiar e provar pra mim mesmo que eu era capaz! Quando assisti pela primeira vez (em 2017) eu fiquei desesperado para participar. Quando as inscrições de 2018 iniciaram, lá estava eu! Participei de algumas entrevistas, mas infelizmente não deu certo, 2019 estava eu de novo lá... Mesma coisa, porém dessa vez me chamaram pra mais entrevistas.. Em 2020 insisti de novo, entrevistas e mais entrevistas, até que veio a notícia! Eu só chorava!!! 

Bruna Jones: Um reality show de culinária costuma ser bem competitivo de modo geral e os jurados sempre buscam os melhores resultados, até mesmo sendo um pouco duros com os competidores. Como foi a sua experiência na atração? 
Gabriel Pita: Foi uma experiência incrível! Infelizmente eu não dominava muitas técnicas ali aplicadas, como por exemplo, pasta americana. Isso me deixava desconfortável, porém eu me sentia desafiado e foi pra isso que eu fui! heheh. No geral é uma delícia fazer parte de tudo aquilo, é muito maior do que podemos imaginar vendo pela tv, as amizades, os laços que criamos é tudo muito intenso, tanto os participantes quanto a equipe, se tornam uma família pra nós e quando chega a hora de sair, bate tristeza por deixar o reality e também por "perder" pessoas tão especiais que estavam presentes no dia a dia. Independente da colocação, tenho certeza que depois que passa a tristeza, todos ficam gratos e felizes por terem participado. 


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durante o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas em suas vidas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para estar participando do "Bake Off Brasil"? E após o fim do programa, houveram grandes mudanças em sua vida? 
Gabriel Pita: Tirando o fato de ficar longe da família, não mudou muito, pois como estávamos em plena pandemia, eu havia parado minhas atividades. Durante o programa ficamos mais sensíveis e isso serve para refletir o quão importante é a família, amigos, animais de estimação e também para pensar sobre o que queremos para nosso futuro. Estou vivendo várias mudanças e com certeza a mais "diferente" é o fato de ser parado em locais públicos por pessoas que te admiram e querem falar com você ou tirar uma foto, nunca imaginei estar do lado que é parado, sempre fui o tiete que parava hahaha. Além disso, tenho feito muita coisa bacana, parcerias com marcas grandes da confeitaria, além disso estou com alguns projetos muito legais, mas esses eu conto na próxima entrevista! rs... 

Bruna Jones: Infelizmente 2020 foi um ano bem atípico e mesmo neste início de 2021 ainda estamos enfrentando uma pandemia mundial, ainda assim, existem novidades em seu trabalho que estão por vir e que você possa compartilhar com a gente? 
Gabriel Pita: Simmmmm! Bom, uma delas, já posso contar! Estou iniciando um delivery de sobremesas em São Paulo capital! Vai estar disponível em todos apps de delivery, lá vou comercializar sobremesas clássicas, porém com meu toque final! O delivery se chama: Doceria Zucker, por Gabriel Pita. Tenho um outro projeto em andamento, mas ainda não posso falar sobre, pois está em sigilo! hehehe... 

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ele ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Quero agradecer IMENSAMENTE a todos que me acompanharam e que ainda me acompanham, por todo carinho recebido, sem vocês o Gabriel não estaria chegando tão além do que um dia pensou! Nunca desistam dos seus sonhos e jamais deixe alguém te dizer que você não pode, ou que não nasceu para isso ou aquilo. Dedicação, estudos e muito foco é primordial para se alcançar objetivos, ninguém nasce sabendo, mas todos nós podemos aprender. Se seu sonho é a confeitaria por exemplo, vá atrás, procure, leia, estude, faça testes... e lembre de uma coisa, que eu aprendi no Bake off e levo pra minha vida: Ninguém sabe tudo, ninguém é 100% em tudo, por isso, descubra sua paixão e invista nela... Sonhe alto, mas corra atrás!" e para quem quiser continuar acompanhando ele, basta seguir no Instagram que é @gabrielbakeoff6 ou clicar AQUI que você já vai direto para o Facebook dele. Já o Instagram da doceria dele é o @doceriazucker, beleza?


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

2 comentários: