terça-feira, 5 de maio de 2020

Bruna Entrevista: 9x34 - Elisa Fernandes


Olá, olá... Tudo bem, queridos leitores? Então que hoje é dia de entrevista inédita aqui no blog, olha que bacana? Nós convidamos a queridíssima Elisa Fernandes, vencedora da primeira temporada do "MasterChef Brasil" para vir conversar com a gente sobre a sua carreira e a experiência no reality show da Band, foi uma conversa bem bacana e também com bastante novidades, inclusive ela comentou se participaria de outro reality, será? Vem conferir tudo isso e mais um pouco!

Bruna Jones: Antes de participar do "MasterChef Brasil", você trabalhava como produtora executiva, certo? Em que momento percebeu que esse não era o caminho profissional que desejava seguir e acabou se apaixonando pelo mundo gastronômico? O que te inspira nessa profissão?
Elisa Fernandes: Eu trabalhava com produção executiva, e eu tinha uma empresa com alguns amigos de captar incentivos da Lei Rouanet, e eu já trabalhava com a parte da cozinha nisso. Então, eu já estava próxima de chefs porque tinha uma feirinha gastronômica dentro desse projeto, que era uma empresa de eventos culturais que eu tinha. Então, foi aí que eu fui me aproximando do mundo da gastronomia, e o que mais me inspira nessa profissão é a possibilidade de fazer cada vez melhor as coisas, de me aprimorar...

Bruna Jones: Em 2014, você se aventurou a participar da primeira temporada do MasterChef Brasil. O que te motivou a se inscrever? Você já conhecia as temporadas internacionais do reality?
Elisa Fernandes: É, eu acompanhava o reality já lá fora, e eu estava trabalhando já com a profissão gastronômica e gostando disso. Então, eu achei que era uma boa oportunidade para, de repente, melhorar, aprender, enfim.


Bruna Jones: Para participar de um reality show, durando ele o tempo que for, os participantes precisam abrir mão de algumas coisas para estar à disposição da produção durante o período de gravação. Você teve que mudar algo na sua vida para participar do "MasterChef Brasil"?
Elisa Fernandes: Sim! Eu tive que mudar pra São Paulo, mas como eu tinha sido demitida, não mudou tanto também.

Bruna Jones: Como sabemos, a rotina do reality show é intensa, com várias fases eliminatórias a se encarar antes mesmo de apresentar seu prato para os três jurados da competição. Mesmo assim, felizmente, você foi a campeã da sua temporada. Para você, como foi enfrentar todas essas etapas? Em algum momento chegou a pensar que iria ser eliminada? Ou que não conseguiria chegar à final?
Elisa Fernandes: Eu nunca achei que eu ia chegar na final. Acho que até hoje, ainda tem uma questão aí com autoestima, mas, na época, foi onde até isso se revelou pra mim, que foi de não ter confiança no que eu estava fazendo. Eu era muito amadora. Não tinha base, e eu nunca imaginei que eu ia chegar na final como eu cheguei. Então, eu fui surpresa e surpreendida com cada etapa, mas eu me propus a viver cada coisa de uma vez porque foi muito intenso. Foram três meses de gravações. Lembro até de ter perdido um peso de stress e tudo. Eu pensava que ia ser eliminada toda vez. Até quando eu ganhei prova, no intervalo de gravação, eu chorava porque achava que ia ser eliminada. Então, de lá pra cá, eu, graças a Deus, passei a ter mais confiança no meu trabalho, até porque também investi na minha formação pra ter um respaldo e também um motivo pra acreditar ainda mais em mim, mas, na época, isso não era tão evidente. Eu questionei sempre se iria chegar na final. Então, esse medo de ser eliminada era o “mood” da participação no programa.

Bruna Jones: Sabemos que os chefs não têm contato com os participantes fora das provas para manter certa neutralidade e não desenvolver favoritos. Mesmo assim, ao longo das temporadas pudemos ver que eles se afeiçoam mais por alguns e cobram mais de outros. Como era a sua relação com a Paola, o Fogaça e o Jacquin?
Elisa Fernandes: Hoje em dia, eu não tenho relação com nenhum dos três. Às vezes, eu acabo tendo algum contato com o Fogaça, antes da quarentena, lá atrás, porque a gente vem da mesma cidade, nossos pais são amigos. Então, eventualmente, encontrei os pais dele em supermercado em Ribeirão e rola uma conversadinha de leve, mas não tenho muito contato. Encontrei Paola em uns eventos. Ela é sempre muito legal comigo. Admiro muito e gosto muito dela. Tenho contato dela, mas não costumo falar muito. E o Jacquin, acho que é o que eu mais mantive contato em função de eu ter sido casada no ano passado com um francês. Agora, eu já divorciei, tá? Nem quero falar muito sobre isso. Então, mantive algum contato aí. Na época do programa, a Paola me ajudou mais porque ela é mais didática. O Fogaça me dava mais segurança porque ele é da minha cidade, e o Jacquin sempre foi essa figura que dava um senso de crítica também. Hoje em dia, acabou sendo a pessoa que eu fiquei mais próxima, mas não tenho tanto contato com eles, não.


Bruna Jones: Depois de ter ganho, muita coisa mudou na sua vida, principalmente ter que morar na França por algum tempo. Foi difícil para você deixar a sua cidade em São Paulo para se aventurar fora do Brasil? Qual a melhor e pior parte de viver essa experiência?
Elisa Fernandes: Não. Eu já sabia que ia viajar. Eu já estava preparada para isso. Foi difícil, mas era o que eu queria fazer desde o começo. A parte mais difícil dessa experiência foi ter que lidar com a lógica da restauração francesa, que é bastante pautada na hierarquia e tem até um senso meio militar na forma como os restaurantes se organizam. Então, também tem uma coisa de machismo. Isso foi um pouco difícil dentro da cozinha profissional, mas eu já estava super pronta pra ir. Uma vez que eu ganhei o prêmio, até quando eu estava esperando o resultado, já sabia que se eu ganhasse, era pra ir direto pra França pra estudar e investir na minha formação. Não era muito uma dúvida.

Bruna Jones: Você também criou o curso "Elisa Ensina", um treinamento online de gastronomia que faz o maior sucesso. Além disso, seu trabalho se estende ao Youtube e ao seu blog. Falando um pouco sobre a visão empresarial da coisa, o que você acha que é preciso, além de talento, para atingir sucesso naquilo que você faz?
Elisa Fernandes: Olha, pra mim, foi muito difícil entrar na parte de criação de conteúdo porque eu entendi que é uma cadeia muito complexa de conteúdo pago e conteúdo gratuito, que para lançar um curso online, você precisa também ter conteúdo gratuito, e daí que surge o Youtube. E finalmente é o curso que também banca o Youtube, porque é uma conta que é difícil de fechar, falando do lado da empresa do negócio. Acho que é muito necessário você ter um controle administrativo da coisa. Eu tenho um sócio, então é por isso que a coisa acontece um pouco mais fácil pra mim, mas não é só criar conteúdo. É administrar esse conteúdo porque é justamente uma empresa mesmo. Hoje em dia, o “Elisa Ensina” já tem mais de mil e trezentos alunos. O canal no Youtube tá crescendo... Agora, sucesso também é relativo. Eu considero que tenho sucesso porque tenho uma comunidade de gente que fala comigo. Acho que minha grande motivação é dar autonomia para as pessoas cozinharem o que elas quiserem, ela se concretiza porque meus seguidores e essa comunidade vivem me dando feedback que, de fato, eu ajudo, então isso já é, para mim, uma fonte de sucesso. Mas na parte empresarial, que envolve dinheiro, o sucesso está pautado não só em criar um personagem, uma linguagem que funcione e que tenha relação direta com a sua comunidade, mesmo que o objetivo final seja falar com essas pessoas, pois é importante também ter um senso de administração para a conta fechar, já que a produção de conteúdo de gastronomia é cara. Ela envolve gravação, muitas horas de filmagem, pessoas e, agora, sobretudo nessa quarentena que a gente não tem mais equipe, o pessoal tá rebolando, então eu acho que além do carisma e de você falar com a sua comunidade, é importante ter esse senso administrativo.

Bruna Jones: Estamos vivendo nesse momento uma pandemia mundial, e isso, com certeza, modifica um pouco dos nossos planos e rotinas. Como isso interfere no seu dia a dia e na sua profissão?
Elisa Fernandes: Isso interfere 100% porque o meu negócio é cozinhar e a parte de produção de conteúdo acontece com um sócio e com uma equipe. Agora que a equipe não pode mais vir na minha casa, eu tenho que me virar para produzir o conteúdo sem a expertise deles que eram responsáveis pela gravação e captação. Ainda tem o pessoal da edição que está trabalhando por home office, mas a captação é muito mais difícil, então eu estou apanhando. Eu aprendi a achar os sistemas diferentes aqui para fazer conteúdo, tenho feito uma live por semana no Instagram e uma vez por semana no canal do Youtube, terça-feira e quarta-feira, as duas acontecem às 21h e, além disso, estou começando a aprender a gravar com alguns equipamentos que eu acabei comprando para poder fazer conteúdo sozinha, como um tripé que tem reconhecimento facial e coisas desse tipo, mas ainda estou bem no começo. Essa rotina de lives que está trazendo o grosso de conteúdo, mas ainda estou me adaptando.

 
Bruna Jones: Algumas emissoras estão apostando em influenciadores e nomes conhecidos do público para competirem em seus principais realities. Você toparia participar do "Big Brother Brasil" ou de “A Fazenda”, caso houvesse o convite, ou ainda de algum outro reality show?
Elisa Fernandes: Vish, Maria. Se rolasse o convite, eu pensaria junto ao meu comercial. Assim, de cara, não sei dizer se sim ou se não. Só posso dizer que sou feliz de ter ganhado um reality que mudou minha vida.

Bruna Jones: Existe algum projeto novo vindo por aí? Existe alguma coisa que você já possa compartilhar conosco?
Elisa Fernandes: (risos) Tem sim. A mais quente das notícias, mas já tenho exclusividade na pauta pra outro jornalista.

Bacana a nossa conversa, não é mesmo? E ela ainda deixou um recadinho antes de ir, olha só: "Acompanhem meu canal (Elisa Fernandes), acompanhem minhas lives, meu Instagram (@elisa.fernandes)! Tem muito conteúdo bom que já rolou e que vale a pena ser visto caso você não tenha acompanhado e conteúdo novo que vai entrar." e quem quiser acompanhar o blog dela, basta clicar AQUI e AQUI para conhecer o seu curso. 


Espero que vocês tenham gostado, em breve eu volto com mais! Qualquer novidade eu volto, lembrando que quem quiser entrar em contato comigo, pode add no facebook, procurando por "Bruna Jones" e que agora na página oficial do blog, vocês encontram conteúdo exclusivo: clique aqui! Podem também procurar e seguir no twitter e instagram no @odiariodebrunaj certo?

Um comentário: